Conselho de Segurança discutirá adesão da Palestina à ONU

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) se reunirá nesta 4ª feira (17.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) se reunirá nesta 4ª feira (17.abr.2024), em Nova York, para discutir "a questão palestina". Conforme a agência de notícias AFP, o colegiado deve se pronunciar na 5ª feira (18.abr) sobre a adesão do território à organização internacional.

A Palestina aguarda resposta de sua candidatura para aderir à ONU desde 2011, quando fez o pedido pela 1ª vez. No ano seguinte, os palestinos obtiveram status de observador.

Para ser aprovado, o pedido de adesão não pode ser vetado por nenhum dos integrantes permanentes do Conselho de Segurança. São eles: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Os EUA, porém, são contrários à adesão.

Caso o pedido de adesão passe no conselho, seguirá para a Assembleia Geral, que pode admitir um novo Estado-membro com " dos votos.

O Grupo Árabe, bloco formado por 20 países árabes, emitiu na 3ª feira (16.abr) uma declaração em que declara "apoio inabalável" à candidatura da Palestina. "A adesão às Nações Unidas é um passo crucial na direção certa para uma resolução justa e duradoura da questão palestina em conformidade com o direito internacional e as relevantes resoluções da ONU", diz o texto.

O texto foi redigido pela Argélia, que é integrante não permanente do Conselho de Segurança. O país recomenda à ONU que a candidatura da Palestina seja aceita.

Na agenda do Conselho de Segurança, a reunião desta 4ª feira (17.abr) está descrita como um debate sobre "a situação no Médio Oriente, incluindo a questão palestina". Outros temas ligados à região, que é palco da guerra entre Israel e o Hamas, devem ser abordados.