Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Câmara Legislativa do Distrito Fede

Ibaneis vetará pontos "controversos" do novo plano diretor de Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que vetará os "pontos controversos" do novo plano diretor de Brasília, o PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília).


Foto: O Globo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que vetará os "pontos controversos" do novo plano diretor de Brasília, o PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília). Disse em seu perfil no X (antigo Twitter) que poderiam "atrapalhar o projeto como um todo".

Ibaneis cita a permissão para a construção de um camping no Eixo Sul e de hotéis nas quadras 700/900 das asas Sul e Norte, bairros localizados no Plano Piloto da capital federal. Disse que outros vetos podem ser realizados após análise da Seduh (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) do Distrito Federal.

Por 18 votos a 6, os deputados da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) aprovaram em 19 de junho o PLC (Projeto de Lei Complementar) 41 de 2024 que trata do PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília). Leia a íntegra da proposta (PDF – 956 kB).

O projeto institui políticas de preservação, planejamento e gestão do Plano Piloto da capital federal. Na prática, possibilitam construções na região central e a consequente diminuição de espaços verdes.

O texto foi à sanção do Executivo do DF.

Eis as mudanças sugeridas inicialmente:

Patrimônio mundial

Diante da aprovação do PPCUB na Câmara do DF, o Icomos Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), ligado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), criticou o projeto por "medidas com potencial de impacto alto ou crítico sobre atributos que levaram o Conjunto Urbanístico de Brasília a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade". Brasília foi reconhecida como patrimônio da humanidade em 1987.

O documento divulgado pela Icomos lista pontos considerados "graves":

Leia a íntegra da nota do Iconos (PDF – 956 kB).

Segundo o órgão, as sugestões foram feitas com o objetivo de "evitar que o bem protegido [Brasília] seja inscrito no heritage alert [alerta de patrimônio em risco] da Unesco". O Icomos também pede a criação de um Comitê Gestor do Conjunto Urbano de Brasília para avaliar o impacto das medidas do PPCUB.

PODER 360

Brasília Câmara Legislativa Do Distrito Federal DF Distrito Federal Ibaneis Rocha Icomos Brasil Plano De Preservação Do Conjunto Urbanístico De Brasília PPCUB Proteção Do Patrimônio Mundial Secretaria De Desenvolvimento Urbano E Habitação Do Distrito Federal Seduh Unesco

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!