Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Macron considera aliança com a esquerda para o 2º turno na França

Após a vitória do partido de direita RN (Reagrupamento Nacional) no 1º turno das eleições na França no domingo (30.


Foto: G1 - Globo.com

Após a vitória do partido de direita RN (Reagrupamento Nacional) no 1º turno das eleições na França no domingo (30.jun.2024), líderes da NFP (Nova Frente Popular), de esquerda, e da coalizão centrista do presidente Emmanuel Macron se mobilizaram para formar uma aliança para o 2º turno. Eventual acordo deve incluir a retirada de candidatos que avançaram em 3º lugar para evitar a divisão de votos.

O principal objetivo da nova aliança é impedir que o RN consiga formar um governo de maioria (289 ou mais cadeiras). A Reuters relatou que Macron relutou em abrir mão de candidatos em nome de postulantes da esquerda, mas reforçou que negar a maioria à direita é a prioridade.

A direita francesa saiu vitoriosa no 1º turno das eleições para a Assembleia Nacional, a Casa Baixa do Parlamento. O RN e seus aliados tiveram 33,2% dos votos, segundo projeção do Le Monde.

O percentual permite que o partido e seus aliados ocupem 297 das 577 cadeiras. Ou seja, um número maior que a maioria absoluta, de 289. O total é necessário para que o partido possa indicar o nome do seu candidato ao cargo de primeiro-ministro.

Na sequência está a NFP (Nova Frente Popular), com 28,1%. A coalizão de centro Juntos, da qual faz parte o Renascimento, partido de Macron, obteve com 21% dos votos.

PODER 360

Infográficos Internacional Assembleia Nacional Francesa Casa Baixa Do Parlamento Eleições Na França Emmanuel Macron França Juntos Macron Nova Frente Popular Partidos De Esquerda Reagrupamento Nacional Renascimento RN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!