Violência no Parlamento italiano: Deputados trocam socos e empurrões durante votação

Uma briga generalizada tomou conta do Parlamento Italiano nesta quarta-feira (12), envolvendo membros de vários partidos.

Foto: Rede Onda Digital

Foto: Rede Onda Digital

Uma briga generalizada tomou conta do Parlamento Italiano nesta quarta-feira (12), envolvendo membros de vários partidos. O tumulto teve início após um gesto simbólico com uma bandeira italiana, desencadeando uma briga entre os deputados.

A confusão ocorreu durante a votação de um projeto de lei polêmico do governo, que propõe conceder maior autonomia às regiões da Itália. Leonardo Donno, membro do Movimento Cinco Estrelas, partido de oposição, entregou uma bandeira italiana ao ministro dos Assuntos Regionais, Roberto Calderoli, como forma de protesto.

A situação rapidamente fugiu do controle quando dois funcionários do parlamento tentaram separar Donno de Calderoli. Nesse momento, parlamentares da Liga e do Irmãos da Itália, partidos que compõem a coalizão governista liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni, também se envolveram na briga.

A briga resultou em cenas caóticas no plenário, com deputados trocando empurrões e socos. Leonardo Donno precisou ser retirado do local em uma cadeira de rodas por membros da equipe médica do parlamento, visivelmente abalado pelo confronto.

A violência no parlamento italiano reflete a crescente tensão política no país, exacerbada por projetos de lei divisivos e a forte polarização entre governo e oposição.