Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Poder Saúde

Casos de leptospirose no RS devem ser 4 vezes maior que em 2023, diz Nísia

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta 4ª feira (29.


Foto: Sergio Lima - Poder360

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta 4ª feira (29.mai.2024) que o número de casos de leptospirose no Rio Grande do Sul pode ser 4 vezes maior que o registrado em 2023. Deu a declaração a jornalistas.

Em 2023, foram registrados 477 casos de leptospirose e 25 mortes pela doença no Estado, segundo dados do Ministério da Saúde. Já em 2024, são 124 casos confirmados e 5 mortes desde maio, período em começaram as enchentes.

Na 2ª feira (27.mai), a SES-RS (Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul) informou que ainda investiga 922 casos possíveis da infecção e outras 9 mortes. Ao total, 1.588 casos da doença foram notificados.

A cidade com mais casos notificados é Porto Alegre, com 685 casos totais. O número é quase 9 vezes maior que as notificação em Canoas, que ocupa o 2º lugar da lista com 76 casos.

DIAGNÓSTICO E SINTOMAS

Segundo a SES, a doença pode levar até 30 dias para se desenvolver no organismo humano. Os sintomas começam a ser sentidos pelo paciente do 7º ao 14º dia depois da exposição. Quem teve contato com água potencialmente contaminada e apresentar:

A ministra da Saúde recomendou que não se espere a confirmação do diagnóstico da doença até começar o tratamento.

“Temos testes, o laboratório central está processando esse material. É importante isso para que a gente conheça a realidade, mas o tratamento se dá a partir do momento em que se verificam os sintomas”, afirmou.

PODER 360

Governo Poder Saúde Chuvas No Rio Grande Do Sul Chuvas No Rs Leptospirose Ministério Da Saúde Nísia Trindade Rio Grande Do Sul RS Saúde

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!