Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

Indicados de Lula para o TRE-PR votam pela cassação de Moro

O juiz Julio Jacob Júnior, do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), acompanhou o entendimento de José Rodrigo Sade e votou a favor da cassação do mandato e da inelegibilidade do senador e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União Brasil-PR), em julgamento retomado nesta 3ª feira (9.


Foto: Sergio Lima - Poder360

O juiz Julio Jacob Júnior, do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), acompanhou o entendimento de José Rodrigo Sade e votou a favor da cassação do mandato e da inelegibilidade do senador e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União Brasil-PR), em julgamento retomado nesta 3ª feira (9.abr.2024). Os 2 foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sade assumiu uma vaga no tribunal regional em 6 de março. Já Julio Jacob Júnior foi empossado em maio de 2023.

Apesar dos votos favoráveis, o tribunal formou maioria nesta 3ª feira (9.abr) contra a cassação do mandato do ex-juiz da Lava Jato. Falta o voto do presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson.

O julgamento foi retomado com o voto de Jacob, depois de o juiz pedir vista (mais tempo de análise) na 2ª feira (8.abr). O TRE-PR julga se o senador cometeu abuso de poder econômico, caixa 2, uso indevido dos meios de comunicação e irregularidades em contratos.

VOTOS

Segundo voto de Jacob nesta 3ª feira (9.abr), “o que para a defesa é tratado como irrelevante eleitoral e para o ex juiz uma afronta à sua integridade física e a de sua família, para o cidadão representa um gasto de dinheiro público na ordem de mais de meio milhão de reais”.

O juiz argumentou que Moro, quando filiado ao União Brasil, teria gastado R$ 591.000 do Fundo Eleitoral com serviços de segurança na sua pré-campanha ao Senado. Segundo o magistrado, tal valor nunca foi gasto na história.

Os gastos da pré-campanha de Sérgio Moro, conforme voto de Jacob, totalizam 918.255,14 reais, valor que representaria 20,65% do permitido para ser gasto em campanha ao Senado no Estado do Paraná. Eis a íntegra do voto (PDF – 4,1 MB).

Jacob seguiu entendimento de José Rodrigo Sade no sentido de que uma maior obtenção de votos foi influenciada pelos gastos realizados pelo então pré-candidato Sergio Moro. Eis a íntegra do voto (PDF – 729 kB).

Os juízes que votaram contra foram Luciano Carrasco Falavinha, o relator do processo, Cláudia Cristina Cristofani e Guilhermo Frederico. Segundo o relator, não há na legislação eleitoral uma definição de qual deve ser o limite do gasto em pré-campanha, nem provas suficientes contra o senador. Eis a íntegra do voto (PDF – 1 MB).

RECURSO NO TSE

Apesar da vitória no TRE-PR, o caso pode ser levado pelos partidos ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por meio de recurso. Na Corte Eleitoral, o cenário é desfavorável para Moro, segundo especialistas consultados pelo Poder360.

Há comparações com o caso do ex-procurador da República e ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Novo-PR), absolvido por unanimidade no TRE-PR, mas depois cassado, também por unanimidade, pela Corte Eleitoral. Na ocasião, Dallagnol perdeu o mandato pela Lei da Ficha Limpa.

ENTENDA

O TRE julga duas ações que pedem a cassação e inelegibilidade do senador.

As ações contra Moro foram protocoladas pelo PL (Partido Liberal) do Paraná e pela Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT (Partido dos Trabalhadores), PC do B (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde).

As siglas indicam prática de abuso de poder econômico, caixa 2, uso indevido dos meios de comunicação e irregularidade em contratos. Os partidos pedem a cassação de Moro e sua inelegibilidade por 8 anos.

Os partidos acusam Moro de abuso de poder econômico por iniciar uma campanha como pré-candidato à Presidência da República antes de se tornar candidato ao Senado pelo Paraná.

PODER 360

Brasil Justiça Cassação Fundo Eleitoral José Rodrigo Sade Juiz Do TRE Julio Jacob Junior Luiz Inácio Lula Da Silva Lula Pré-campanha Senador Sergio Moro Sigurd Roberto Bengtsson TRE-PR Tribunal Regional Eleitoral Do Paraná União Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!