Cidade do Rio de Janeiro anuncia fim de epidemia de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (29) o fim da epidemia de dengue na cidade.

Cidade do Rio de Janeiro anuncia fim de epidemia de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (29) o fim da epidemia de dengue na cidade. A decisão foi tomada após a constatação de uma queda significativa no número de casos nas últimas semanas.

O pico da epidemia foi registrado entre 18 e 24 de fevereiro, com 13.511 casos. Desde então, o número de casos vem caindo gradativamente.

Na última semana com dados consolidados (17 a 23 de março), foram registrados 5.395 casos, o que representa uma redução de 33% em relação à semana anterior.

Cerca de 1.100 profissionais de saúde se envolveram na luta contra a dengue na cidade. Dez polos de atendimento foram abertos em fevereiro para atender os pacientes com a doença. A partir desta sexta, esses polos começarão a ser desmobilizados.

A campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos termina nesta semana. Ainda há 40 mil doses da vacina em estoque.

A Secretaria de Saúde pede que os pais que ainda não levaram seus filhos para se vacinar procurem uma unidade de saúde.

A força de trabalho que atuou no combate à dengue será direcionada para a campanha de vacinação contra a gripe, que é a principal campanha vacinal do calendário.

Com o fim da epidemia de dengue, o estado de emergência em saúde pública decretado em 5 de fevereiro também foi revogado.

No entanto, a Secretaria de Saúde alerta que a população deve continuar tomando medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika.