Mato-grossenses buscam opções de viagens dentro do estado; plataforma elenca opções

Mato-grossenses buscam opções de viagens dentro do estado; plataforma elenca opções.

Mato-grossenses buscam opções de viagens dentro do estado; plataforma elenca opções
Mato-grossenses buscam opções de viagens dentro do estado; plataforma elenca opções. – Foto por: Drone – Secom

O turismo em Mato Grosso deve ter um final de ano aquecido, com uma estimativa de arrecadação de R$ 453 milhões durante o período de Natal e Ano Novo, de acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O estudo aponta que 79% dos entrevistados planejam viajar neste Natal, com preferência por destinos locais. No Ano Novo, o percentual cai para 61%, mas ainda supera a adesão a roteiros nacionais.

As famílias devem gastar, em média, R$ 924 durante o Natal e R$ 1.928 no réveillon, sem considerar os custos com passagens. A pesquisa também destaca uma diferença no perfil de consumo: enquanto o Natal terá a busca de experiências que valorizem a cultura local, no Ano Novo, a preferência recairá sobre destinos com opções festivas.

Segundo Jaqueline Trentino, gestora da pesquisa, a preferência por destinos regionais abre oportunidades para pequenos e médios negócios. "Boa parte dos consumidores deve comprar produtos ou serviços de pequenos negócios, como pousadas, restaurantes e passeios. Empresas do setor podem aproveitar promovendo pacotes focados em experiências locais e roteiros que valorizem a cultura e o lazer próximos. Promoções de viagens curtas e econômicas dentro do estado também atraem esses consumidores", explica.

Entre os destinos mais procurados estão Nobres, Pantanal, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães e Vila Bela da Santíssima Trindade. Para os interessados em passeios urbanos, opções como tours guiados em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Poconé e Sinop incluem visitas a construções históricas, museus e outros pontos turísticos. Já para quem prefere aventuras na natureza, atividades como trilhas ecológicas, rapel, rafting e canoagem em áreas protegidas ou fazendas turísticas são as mais indicadas.

"Mato Grosso tem uma série de atrações turísticas de renome e que oferecem serviços de qualidade para quem vai viajar pelo estado. Esta é uma oportunidade de valorizar o que nós temos aqui, e impulsionar os pequenos e médios negócios que atuam no setor turístico, como hotéis, pousadas, agências, restaurantes e bares, por exemplo. E o Sebrae/MT já vem trabalhado com isso há um bom tempo, para fortalecer estes segmentos que atuam no setor turístico", afirma a gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves.

Plataforma com roteiros

A plataforma "Turistando MT", criada pelo Sebrae/MT, oferece mais de 80 roteiros turísticos no estado, com opções de turismo histórico, rural, de aventura, gastronômico e cultural, além de afro e etnoturismo. Há atrativos nos três biomas de Mato Grosso – Amazônico, Pantanal e Cerrado – e na região do Araguaia.

"As empresas cadastradas na plataforma são capacitadas pelo Sebrae/MT para oferecer o melhor serviço e atendimento, valorizando os pequenos e médios empreendedores, que são nosso compromisso", destaca Marisbeth.