Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Eleições

Entenda disputa entre Daniela do Waguinho e ex-aliado em Belford Roxo

A ex-ministra do Turismo e deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho, e o deputado estadual Márcio Canella (União Brasil) protagonizam na última semana uma disputa nas redes sociais.


Foto: Poder360

A ex-ministra do Turismo e deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho, e o deputado estadual Márcio Canella (União Brasil) protagonizam na última semana uma disputa nas redes sociais. Os 2 já foram aliados e, hoje, são adversários no cenário político de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ).

O recente embate começou depois de a mulher do atual prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), afirmar que Canella usou sua influência política no Governo do Rio de Janeiro para atrapalhar a realização de 28.000 cirurgias eletivas no município da baixada e tentou “boicotar” a gestão atual da cidade.

“Mas, graças a Deus, nós temos relacionamento com o governo federal, coisa que o deputado não tem, pois é adversário político”, afirmou em um vídeo publicado neste sábado (29.jun.2024). Também chamou o deputado de “machista, preconceituoso e covarde”.

A postagem, divulgada em seu perfil no Instagram, teve quase 250 mil visualizações em 4 horas e mostra o acirramento da disputa pela Prefeitura de Belford Roxo –uma das batalhas eleitorais mais importantes do Rio e que reflete no apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Assista ao vídeo de Daniela Carneiro:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Daniela Carneiro (@danielacarneirooficial)


A declaração de Daniela foi uma resposta a um vídeo de Canella, publicado na 6ª feira (28.jun), também no Instagram. Ele não citou nominalmente a ex-ministra, mas fala em “uma deputada de Belford Roxo e seu marido” ao se defender das acusações sobre as cirurgias. Segundo ele, a responsabilidade é do prefeito.

Canella foi vice de Waguinho de 2017 a 2019. Os antigos aliados se afastaram depois das eleições presidenciais de 2022. À época, o deputado apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Waguinho optou por Lula. Daniela Carneiro foi ministra do Turismo do governo por cerca de 6 meses, quando foi trocada pelo atual chefe do órgão, Celso Sabino (União Brasil-PA), numa reforma ministerial.

A saída de Daniela do governo se deu com o aval do União Brasil porque a ex-ministra pediu sua desfiliação do partido em abril do ano passado. O motivo são disputas internas da política local. Seu marido também deixou a legenda para ir ao Republicanos.

CANELLA LIDERA PESQUISAS

Hoje, Waguinho e Canella são rivais diretos na disputa pela prefeitura da cidade. O deputado é pré-candidato e o prefeito, que não pode se reeleger, tenta emplacar seu sobrinho Matheus (Republicanos-RJ) como sucessor.

A disputa municipal pode ser decisiva para o governo Lula na Baixada Fluminense, que tem em Waguinho o seu principal aliado na região. A área é composta por 13 municípios e dominada pela milícia.

Com 483.087 habitantes, Belford Roxo é o 4º maior colégio eleitoral da região, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A cidade foi fundamental na eleição de 2022, com sucesso de Bolsonaro. O ex-presidente teve 60,2% dos votos no 2º turno. Lula, por sua vez, 39,8%.

Canella tem liderado as intenções de voto para a Prefeitura de Belford Roxo, segundo pesquisa Quaest divulgada em junho. O levantamento, o único registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2024, mostra o deputado à frente de Matheus do Waguinho em todos os cenários.

Nas intenções de voto para o 1º turno, em um cenário estimulado (quando o nome dos candidatos são apresentados), o deputado aparece com 51% dos votos, enquanto o nome apoiado pelo atual prefeito tem 25%.

Já em um 2º turno, Canella tem 55% das intenções de votos, enquanto Matheus pontua com 27%. O levantamento, de registro RJ-06957/2024, entrevistou 614 eleitores de 14 a 15 de junho. A margem de erro é de 4 p.p (pontos percentuais) e 95% de confiança. Eis a íntegra (PDF – 3 MB).

ENTENDA O CASO

A declaração de Carneiro sobre Canella foi dada em evento na 6ª feira (28.jun) durante a passagem da ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela cidade, que foi citada pelos 2.

À noite, Canella publicou um vídeo em resposta. Sem citar nominalmente, disse que fala é “desinformada ou muito maldosa”. Segundo ele, a ex-ministra e o seu marido estão “desesperados” e “tentam denegrir” sua imagem por causa do seu bom desempenho nas pesquisas eleitorais.

No vídeo, o deputado também disse que o Ministério da Saúde repassou recursos aos municípios do Rio de Janeiro para que cada um tratasse diretamente de seus pacientes. "Se o prefeito de Belford Roxo é um incompetente e não está cuidando de seus pacientes, a culpa não é minha", declarou Canella.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marcio Canella (@dep.marciocanella)

Em réplica publicada neste sábado (29.jun), Daniela Carneiro voltou a repetir as acusações contra Canella e disse que ele “não teve coragem” de citar seu nome ao criticá-la.

“É o machismo que o impede de enxergar ou respeitar uma mulher deputada federal? Certamente, mas eu tenho coragem. Não abaixaremos a cabeça para machista nenhum”, declarou.

PODER 360

Brasil Eleições Poder Eleições Belford Roxo Bolsonaro Daniela Carneiro Daniela Do Waguinho Jair Bolsonaro Luiz Inácio Lula Da Silva Lula Márcio Canella Matheus Do Waguinho Nísia Trindade Rio De Janeiro Tribunal Superior Eleitoral TSE Waguinho

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!