Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

vídeos

Após parada em Bangkok, Assange segue para território dos EUA

Depois de firmar um acordo com os Estados Unidos, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, no Reino Unido, na 2ª feira (24.


Foto: CNN Brasil

Depois de firmar um acordo com os Estados Unidos, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, no Reino Unido, na 2ª feira (24.jun.2024), e seguiu rumo às Ilhas Marianas do Norte, onde deverá se declarar culpado por violar a lei de espionagem do país norte-americano. Na sequência, seguirá para a Austrália, seu país de origem.

Assange embarcou por volta das 13h (horário de Brasília) de 2ª feira (24.jun) do aeroporto Stansted, em Londres. Um vídeo publicado no X (ex-Twitter) pelo Wikileaks mostrou o jornalista vestido com uma camisa azul e calça jeans, assinando um documento antes de embarcar em um jato particular.

Assista (1min27s):

Também antes do embarque, o australiano falou com sua mulher, Stella Assange, que está em Sydney, na Austrália, por uma chamada de vídeo. Stella compartilhou uma foto da conversa em suas redes sociais.

Reprodução/X @Stella_Assange – 24.jun.2024 Stella Assange (em Sydney, na Austrália) e Julian Assange (no aeroporto Stansted, em Londres, Reino Unido) em chamada de vídeo

O avião então decolou de Londres rumo a Bangkok, na Tailândia, onde fez uma breve parada para abastecer. O momento também foi registrado e publicado no perfil do Wikileaks no X às 7h36 (de Brasília) desta 3ª feira (25.jun).

Assista:

Da Tailândia, Assange embarcou para as Ilhas Marianas do Norte, onde deve se declarar culpado por violar a lei de espionagem dos EUA. A previsão de chega ao arquipélago é às 17h (de Brasília) desta 3ª feira (25.jun), segundo o site de monitoramento de voo Flight Radar. A audiência está marcada para 4ª feira (26.jun), às 20h (de Brasília).

As Ilhas Marianas do Norte são um Estado associado aos EUA, no noroeste do Oceano Pacífico, na Oceania. Além de ser um território norte-americano, o local foi escolhido para o julgamento porque Assange se opôs a viajar para o continente americano e por ficar próximo à Austrália, destino final do jornalista.

Depois da audiência, Assange voará para Camberra, capital australiana, onde moram sua mulher e seus filhos.

O acordo pode encerrar uma extensa batalha legal que começou com sua prisão em 2019, decorrente de um indiciamento por um júri dos Reino Unido em 18 acusações ligadas à divulgação de documentos sigilosos.

ENTENDA O CASO

Julian Assange, 52 anos, fundou o site WikiLeaks em 2006. A partir de 2010, o australiano começou a publicar informações confidenciais sobre os EUA. O governo norte-americano estima que foram 700 mil documentos.

O material, publicado no WikiLeaks e em outros veículos, como Guardian e New York Times, continha dados sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque e outras informações diplomáticas e de operações militares. Também relatavam informações sobre o ataque aéreo a Bagdá (Iraque), em julho de 2007. Parte dos documentos era sobre supostos abusos cometidos pelas Forças Armadas dos EUA.

Julian Assange foi preso em Londres em 2019, na prisão de alta segurança de Belmarsh, depois de passar 7 anos abrigado na embaixada do Equador. Ele tentava evitar ser preso e extraditado para a Suécia, país onde era acusado por 2 casos de estupro. O inquérito foi posteriormente arquivado.

Os vazamentos expuseram abusos de direitos humanos e espionagem de líderes de outros países.

O Poder360 separou os principais acontecimentos sobre o caso do fundador do WikiLeaks.

Eis a cronologia:

PODER 360

Internacional Vídeos Aeroporto Stansted Austrália Bangkok Belmarsh Camberra Caso Wikileaks Estados Unidos EUA Fundador Do Wikileaks Ilhas Marianas Do Norte Julgamento Julian Assange Londres Oceania Oceano Pacífico Pacífico Reino Unido Stansted Airport Stella Assange Tailândia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!