Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MEIO AMBIENTE

Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal

Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Defesa publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (28.


Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Defesa publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (28.06), a aprovação do emprego temporário das Forças Armadas em atividades de apoio logístico no combate aos incêndios florestais que têm atingido o Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense. A medida foi oficializada por meio da Portaria GM-MD nº 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.

De acordo com a portaria, as Forças Armadas serão empregadas em conformidade com a Portaria GM/MMA nº 1.052, de 25 de abril de 2024, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A diretriz destaca a situação de calamidade pública e o estado de emergência ambiental que afetam os municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, prejudicados pelos incêndios florestais.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 01 de janeiro e 27 de junho de 2024, o bioma Pantanal registrou 3.451 focos de calor. O número é 2.098% maior que o registrado no ano passado, quando nesse mesmo período houve o registro de 157 focos. A situação já é pior que em 2020, quando os incêndios florestais no Pantanal bateram recorde e tomaram o noticiário nacional. Naquele ano, no período entre janeiro e junho, foram registrados 2.523 focos.

Diante da situação, a portaria assinada por José Múcio determina que o Comando Operacional Conjunto PANTANAL II será ativado para coordenar as operações nos municípios atingidos pelo fogo. As Forças Armadas desempenharão atividades no suporte logístico, com recursos financeiros e tecnológicos necessários para o combate aos incêndios.

Marinha, Exército e Aeronáutica apoiam as ações governamentais com 6 helicópteros, 2 aviões e embarcações para transporte de militares, brigadistas, equipamentos; além de meios que garantam suporte a profissionais de saúde. Também são disponibilizados rádios e rastreadores via satélite e antenas satelitais de internet. Os investimentos somam R$ 60 milhões.

pnbonline

GERAL MEIO AMBIENTE Aeronáutica Exercito Brasileiro Incêndios Manchete Marinha Meio Ambeinte Ministério Da Defesa Pantanal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!