Primeiro-Ministro Belga Renuncia Após Derrota nas Eleições Regionais

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou sua renúncia ao cargo após os resultados das eleições deste domingo.

Foto: G1 - Globo.com

Foto: G1 - Globo.com

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou sua renúncia ao cargo após os resultados das eleições deste domingo. As eleições regionais na Bélgica resultaram na vitória da direita nacionalista (N-VA e Vlaams Belang) em Flandres (norte) e dos liberais francófonos (MR) em Bruxelas. Na região da Valônia, a situação era menos clara até às 20h (horário local), pois ainda faltava contabilizar uma boa parte dos votos. No entanto, os resultados parciais também indicavam uma vitória dos liberais do MR.

Bélgica realizou uma tripla eleição: federal, regional e europeia. As previsões de vitória do partido de extrema-direita separatista Vlaams Belang em Flandres não se concretizaram, apesar dos bons resultados obtidos pela formação. O N-VA, liderado por Bart de Wever, continuou sendo o partido mais votado na região. A nível federal, o N-VA obteve 22,4% dos votos (com mais de 50% dos votos apurados), seguido pelo Vlaams Belang (17,7%) e pelos socialistas flamengos do Vooruit (10,5%).

O partido cristão-democrata flamengo CD&V ficou em seguida com 10,3% dos votos, seguido pelos esquerdistas do PTB/PVDA (9,7%) e pelos liberais flamengos do Open Vld (6,8%). Os verdes flamengos Groen obtiveram 5,7%, os liberais francófonos do MR 4,8%, os socialistas francófonos PS 2,6%, os cristão-democratas francófonos de Les Engagés 2,0% e o Ecolo 1,7%. Em Flandres, os nacionalistas do N-VA conquistaram 25,4% dos votos, seguidos pelo Vlaams Belang (22%) e pelos socialistas flamengos (Vooruit) com 13,4%.

O partido democrata-cristão flamengo (CD&V) obteve 12,3% dos votos, o PVDA 9,1%, e os liberais do Open Vld, ao qual pertence o primeiro-ministro Alexander De Croo, ficaram com 7,8%, ligeiramente à frente dos verdes, que alcançaram 7,4%. Em Bruxelas, os liberais francófonos do MR lideraram com 22,4% dos votos, seguidos pelos socialistas francófonos (PS) com 17,8% e pelo partido de esquerda PTB, que obteve 16,5%. Os ecologistas Ecolo ficaram em quarto lugar com 8,9%, seguidos pelo partido cristão-democrata francófono Les Engagés com 8,7%.

Na Valônia, os liberais francófonos do MR lideraram com 33,4% dos votos, seguidos pelos cristão-democratas Les Engagés (21,4%) e pelos socialistas, que caíram para 20,9%. A esquerda (PTB) obteve 9,2%, seguida pelo Ecolo com 7,9%. Em toda a Bélgica, 8.359.908 pessoas votaram, incluindo 244.000 jovens de 16 e 17 anos que puderam votar pela primeira vez nas eleições europeias. Neste domingo, foram eleitos na Bélgica 22 eurodeputados, 150 deputados federais, 124 deputados do Parlamento flamengo, 89 deputados do Parlamento de Bruxelas, 75 deputados do Parlamento da Valônia e 25 membros do Parlamento da comunidade alemã, no leste do país.