Bebês "Praticam" Fala desde o Primeiro Mês; Leia esta pesquisa!

Os bebês parecem agrupar seus guinchos e rosnados, em vez de fazê-los esporadicamente, o que sugere que fazem parte de sua preparação para falar.

Foto: Revista Crescer - Globo

Foto: Revista Crescer - Globo

Os bebês parecem agrupar seus guinchos e rosnados, em vez de fazê-los esporadicamente, o que sugere que fazem parte de sua preparação para falar. Os rosnados e guinchos que os bebês fazem antes de começarem a balbuciar podem não ser ruídos aleatórios, mas os blocos básicos de construção do desenvolvimento da fala. A partir do primeiro mês de vida, os bebês criam esses ruídos em grupos, não esporadicamente, o que sugere que estão “praticando” antes de aprender a falar.

"Nossas descobertas revelam que os bebês se envolvem em prática com vários tipos vocais desde os primeiros meses de vida… estabelecendo uma base para o desenvolvimento posterior da linguagem", diz HyunJoo Yoo, da Universidade do Alabama em Tuscaloosa. Estudos anteriores examinaram os balbucios que os bebês fazem de 5 a 7 meses de idade. No entanto, os três tipos mais comuns de vocalizações infantis mais básicas – guinchos, rosnados e sons de vogais de tom médio chamados vocantes – raramente foram investigados. Para aprender mais, Yoo e seus colegas pediram aos pais de 130 bebês – 71 meninos e 59 meninas, que aparentemente estavam se desenvolvendo normalmente e viviam em Atlanta, Geórgia, ou arredores – que colocassem pequenos gravadores de voz nos bolsos das roupas dos bebês por 16 horas por dia, uma vez por mês, durante os dois primeiros anos após o nascimento.

Os pesquisadores selecionaram aleatoriamente 21 segmentos de 5 minutos de duração de cada dia das gravações de cada bebê. Eles então categorizaram cada um dos sons que os bebês faziam como guinchos, rosnados, vocantes ou outros ruídos, como soprar framboesas. A equipe descobriu que todos os bebês mostraram um agrupamento de guinchos, rosnados ou ambos. Isso significa que eles ocorreram com mais frequência do que por mero acaso nos períodos de 5 minutos e, portanto, não eram apenas ruídos aleatórios, mas talvez preparações para a fala. No geral, 40% dos guinchos e rosnados ocorreram em grupos. Em 61% das gravações, os grupos eram compostos de guinchos ou rosnados, não ambos.

Para 87% dos bebês, a preferência por agrupar guinchos ou rosnados estava relacionada à idade, com guinchos em particular sendo mais comuns naqueles com pelo menos 5 meses de idade. Isso pode ser porque guinchos agudos requerem mais controle avançado sobre as cordas vocais, mas essa descoberta requer mais investigação. Os pesquisadores também descobriram que os bebês agrupavam vocantes, mas a análise não se concentrou nesses. Surpreendentemente, mesmo os bebês mais novos criaram grupos de sons, diz Yoo. Isso contrasta com pesquisas anteriores que sugerem que os bebês começam a “brincar” com a linguagem por volta dos 3 a 4 meses de idade, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas, ela diz. "Não estamos inclinados a ver esse padrão de resultados de idade como a palavra final sobre o agrupamento de categorias vocais."