Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Lula indica novo embaixador do Brasil na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o novo embaixador do Brasil na Ucrânia.


Foto: Carta Capital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o novo embaixador do Brasil na Ucrânia. Em comunicado divulgado na 4ª feira (29.mai.2024), o Itamaraty informou que o diplomata Rafael de Mello Vidal recebeu o "agrément" do país, espécie de aval diplomático para que possa atuar.

Vidal exerce atualmente o cargo de embaixador do Brasil em Angola. Antes, foi embaixador do país no Mali de 2019 a 2020. Ele deve agora passar por uma sabatina no Senado Federal.

Caso aprovado, o novo indicado de Lula substituirá Norton de Andrade Mello Rapesta, que ocupa o cargo desde 2020. Ele exerceu o ofício diplomático durante a Guerra na Ucrânia, depois que o país foi atacado pela Rússia em fevereiro de 2022.

Na mesma data, o Ministério das Relações Exteriores divulgou a concessão do aval diplomático para outros 3 embaixadores. São eles:

Em março de 2022, poucos dias depois do início da guerra, Rapesta e sua equipe deixaram Kiev por conta da escalada do conflito. Foi apenas em julho que o Ministério das Relações Internacionais brasileiro determinou que ele retornasse a exercer suas funções na capital da Ucrânia.

Pouco depois de assumir a Presidência, em 2023, Lula deu a entender que a responsabilidade da guerra seria dos 2 países, o que negou em seguida, reafirmando uma posição de que seria necessário encontrar um caminho de diálogo para encerrar o conflito.

Meses depois, em agosto, Lula afirmou que nem Zelensky nem Putin teriam interesse de negociar um acordo de paz. A fala foi criticada pelo presidente ucraniano, que disse ter pensado que o petista tinha uma "compreensão maior" sobre o mundo, mas que ele apenas repetia falas do líder russo.

Já no mês seguinte, em um encontro em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, Lula e Zelensky conversaram sobre a guerra, momento em que Lua afirmou ao ucraniano, em um gesto de conciliação, que o Brasil estará onde tiver esforço de paz. Ao descrever o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o encontro resultou em um “entendimento mútuo”.

PODER 360

Governo Internacional Colbert Soares Pinto Junior Embaixador Do Brasil Na Ucrânia Itamaraty Luciano Mazza De Andrade Luiz Inácio Lula Da Silva Lula Ministério Das Relações Exteriores Norton De Andrade Mello Rapesta Rafael De Mello Vidal Rosimar Da Silva Suzano Rússia Ucrânia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!