Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

G20 aprova ações para ampliar participação feminina na política

Cerca de 170 parlamentares mulheres de 26 países aprovaram nesta 3ª feira (2.


Foto: Poder360

Cerca de 170 parlamentares mulheres de 26 países aprovaram nesta 3ª feira (2.jun.2024) recomendações para aumentar a participação das mulheres nas decisões políticas e promover a igualdade econômica e produtiva entre homens e mulheres. A Carta de Alagoas foi aprovada durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Legislativo do G20, em Maceió.

Entre as recomendações estão a ampliação do financiamento público para promover a igualdade entre homens e mulheres e a busca da inclusão dos direitos das mulheres nas políticas, orçamentos e instituições dos países do G20, além da adoção de medidas que valorizem o trabalho não remunerado de cuidados e doméstico.

Elas também recomendaram a adoção de cotas, reserva de assentos e financiamento para aumentar a participação das mulheres no poder e alcançar a paridade em cargos eletivos e administrativos.

Ao participar do evento, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que levará à reunião dos parlamentares do G20 em novembro a proposta para que, a partir de agora, todos os países possam fazer reuniões de parlamentares mulheres antes dos encontros anuais.

"A reunião das mulheres do P20 precisa ser, a partir de agora, elemento essencial do calendário das presidências vindouras", declarou.

Em entrevista antes do encerramento do encontro, Lira defendeu que seja discutida uma gradação para a cota de candidaturas femininas para os legislativos municipais, estaduais e federal.

"Em vez de obrigação de 30% de candidaturas, que muitas vezes não resultam em nenhum tipo de cadeira, a gente fazer uma gradação que seja possível de ser assimilada pelas câmaras municipais, pelas assembleias legislativas e pela Câmara dos Deputados", disse.

Segundo ele, atualmente 18% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres, mas a média dos países do G20 é superior à brasileira.

O encontro também contou com a presença de representantes da ONU (Organização das Nações Unidas), da ONU Mulher, do Mercosul, da União Europeia e da União Interparlamentar.


Com informações da Agência Brasil.

PODER 360

Brasil Internacional Poder Congresso Alagoas Arthur Lira Cúpula G20 G20 Maceió ONU Onu Mulher Organização Das Nações Unidas P20 PP

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!