Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

André Janones

Boulos falta e Conselho de Ética adia análise do caso Janones

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou novamente a análise do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG).


Foto: Valor Econômico - Globo

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou novamente a análise do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG). O adiamento veio depois que o relator do caso, o deputado e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol-SP), faltou à reunião desta 3ª feira (28.mai.2024).

Segundo o deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), presidente do Conselho de Ética, Boulos telefonou mais cedo dizendo que chegaria em Brasília por volta das 18h ou seja, não poderia comparecer à reunião. A votação do parecer do relator, portanto, ficou para a próxima semana.

Janones é acusado de supostamente participar de um esquema de desvio de parte dos salários de assessores de seu gabinete, a chamada "rachadinha", para cobrir despesas de campanhas eleitorais. A representação contra o congressista foi apresentada pelo PL no final de 2023.

Tanto Boulos como Janones são aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Boulos votou pelo arquivamento da representação sob o argumento de que o episódio se passou antes do mandato, e que há precedentes pelo arquivamento.

"Não há justa causa para o presente feito. A representação do PL traz fatos antes do representado ser deputado federal. O Judiciário fará seu trabalho", disse o psolista em seu parecer.

ENTENDA O CASO

Um áudio atribuído a Janones indica a participação do congressista em um suposto esquema de rachadinha. As informações são de reportagem publicada pelo portal de notícias Metrópoles.

O deputado nega as acusações e afirma que o caso se tratava de uma proposta de “vaquinha”.

“Não existe a palavra 'devolver' no áudio, se fala em vaquinha. Discordo que vaquinha seja o mesmo de rachadinha. Qual a diferença? É muito nítida. Na rachadinha, existe um controle, você sabe quanto a pessoa recebe, cobra um valor determinado e ela tem que devolver para você. Isso é uma maneira de você desviar indiretamente. É roubo, corrupção”, afirmou. A declaração foi dada em entrevista ao Uol.

PODER 360

Congresso André Janones Boulos Câmara Dos Deputados Conselho De Ética Da Câmara Dos Deputados Guilherme Boulos Janones Leur Lomanto Júnior Partido Liberal PL Rachadinha

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!