Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Destaques

Pix Automático começa em outubro; saiba como funcionará

O Pix Automático, que funcionará de forma semelhante ao débito automático, entrará em vigor em 28 de outubro deste ano.


Foto: Notícias R7

O Pix Automático, que funcionará de forma semelhante ao débito automático, entrará em vigor em 28 de outubro deste ano. A principal diferença é que as transações serão realizadas via Pix, permitindo um pagamento instantâneo.

De acordo com o Banco Central, essa será a única novidade do segundo semestre, conforme a agenda evolutiva do Pix. O lançamento do Pix por aproximação está previsto para fevereiro de 2025, conforme anunciado nesta quinta-feira (4) junto com as novas regras para o sistema Open Finance.

O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos de contas como água, luz, telefone, condomínio, escola e plano de saúde. Para isso, o usuário precisará apenas autorizar previamente o início das cobranças, que serão debitadas automaticamente.

Uma das principais vantagens do Pix Automático em relação ao débito automático é a isenção de tarifas para pessoas físicas, além da instantaneidade nas transações. Essa modalidade tem o potencial de alcançar um número maior de usuários em comparação ao débito automático tradicional.

Para as empresas, o Banco Central afirma que o Pix Automático poderá aumentar a eficiência, reduzir os custos dos procedimentos de cobrança e diminuir a inadimplência.

Confira as diferenças entre o Pix automático e o débito automático e como vai funcionar:

O agendamento de contas, incluindo luz, telefone, escola e condomínio, será facilitado pelo Pix, sem cobrança de tarifas para pessoas físicas. Essa modalidade de pagamento tem potencial para alcançar um número maior de usuários, com transações realizadas instantaneamente. A medida promete aumentar a eficiência, reduzir custos nos procedimentos de cobrança e diminuir a inadimplência.

Quem possui conta bancária e desejar aderir ao Pix automático precisará apenas informar à empresa responsável, como uma concessionária de energia ou administradora de condomínio, sobre o interesse em adotar a nova modalidade. A empresa enviará a proposta do Pix automático ao cliente por meio de notificação. Caso esteja de acordo, o cliente poderá aderir ao pagamento instantâneo.

O Pix automático será oferecido tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. Para pessoas físicas, os bancos serão obrigados a oferecer a modalidade, e ela será gratuita para os clientes. No caso das pessoas jurídicas, os bancos poderão optar se desejam ou não disponibilizar esse tipo de pagamento para cada empresa.

GAZETA BRASIL

Economia Destaques Últimas Notícias Pix Pix Automático

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!