Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bassem Naim

Hamas diz que reconhecimento europeu à Palestina é um "marco"

O alto oficial do Hamas, Bassem Naim, classificou o reconhecimento do Estado Palestino por países europeus como um "marco" político.


Foto: SAPO 24

O alto oficial do Hamas, Bassem Naim, classificou o reconhecimento do Estado Palestino por países europeus como um "marco" político. De acordo ele, a "corajosa resistência" do povo palestino estimulou Noruega, Irlanda e Espanha a anunciarem a medida.

"Esses sucessivos reconhecimentos são o resultado direto desta corajosa resistência e da lendária firmeza do povo palestino", disse Naim à AFP nesta 4ª feira (22.mai.2024). "Acreditamos que este será um marco na posição internacional sobre a questão palestina."

Mais cedo, Noruega, Irlanda e Espanha disseram que reconhecerão, a partir de 28 de maio, o Estado da Palestina. O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, declarou que "não pode haver paz no Oriente Médio se não houver reconhecimento".

Já o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que "chegou a hora de passar das palavras à ação". Segundo o primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, a medida "envia a mensagem de que existe uma alternativa viável ao niilismo do Hamas".

Em resposta, o governo israelense ordenou que os embaixadores do país na Noruega e na Irlanda retornem imediatamente a Israel e disse que fará o mesmo no caso da Espanha, segundo o jornal digital Politico.

O Ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou que os países pretendem enviar uma mensagem aos palestinos e ao mundo inteiro de que "o terrorismo compensa". Ele disse que o reconhecimento do Estado Palestino poderia impedir as negociações para o retorno dos reféns capturados pelo Hamas. Ainda, tornar menos provável um cessar-fogo na Faixa de Gaza ao "recompensar os jihadistas do Hamas e do Irã".


Leia mais:

PODER 360

Internacional Bassem Naim Cisjordânia Espanha Estado Palestino Faixa De Gaza Guerra Guerra No Oriente Médio Hamas Irlanda Israel Israel Em Guerra Israel Katz Jonas Gahr Støre Ministério Das Relações Exteriores De Israel Noruega Oriente Médio Palestina Pedro Sánchez Simon Harris

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!