Deputado diz que legislação ambiental de MT virou "balcão de negócios"

O deputado federal Emanuelzinho (MDB) usou a tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (21.

Foto: NOVIDADES MT

Foto: NOVIDADES MT

O deputado federal Emanuelzinho (MDB) usou a tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (21.05), para criticar as medidas adotadas pelo governador Mauro Mendes (União) no que se refere à legislação ambiental em Mato Grosso. O parlamentar alertou para o risco de o Estado viver situação semelhante à que tem ocorrido no Rio Grande do Sul.

"Um fortíssimo candidato a sofrer situação calamitosa semelhante é o meu Estado. O Estado de Mato Grosso. Um estado onde o governador vai ao Roda Viva falar que é um dos estados que mais trabalha pela preservação ambiental e ao mesmo tempo que o governador está envolvido no esquema de contrabando de mercúrio para quatro estados da Amazônia", discursou Emanuelzinho.

O parlamentar citou ainda as recentes medidas de flexibilização promovidas pelo Governo de Mato Grosso e apontou inércia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em preservar unidades de conservação. Emanuelzinho lembrou que a pasta foi alvo de operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que identificou um mecanismo criminoso arquitetado e posto em prática no âmbito da Sema para fraudar Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e laudos de tipologias de vegetação em imóveis situados na Amazônia Legal.

"A operação Loki descobriu que em fraude de licenças e de falcatruas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso houve um prejuízo de R$ 495 milhões aos cofres públicos do Estado de Mato Grosso. Tudo isso porque o Estado de Mato Grosso e o governador do Estado no que se refere à legislação ambiental tem se tornado um balcão de negócios", afirmou o deputado federal.

Segundo o deputado federal, é preciso um trabalho de fortalecimento da legislação. "O que hoje no Rio Grande do Sul vem acontecendo que sirva de exemplo para os outros estados da Federação, para que isso não venha a se repetir. E para que nós consigamos cumprir as metas estabelecidas nos acordos internacionais protegendo o nosso meio ambiente, a fauna, a flora, as unidades de conservação, os parques ecológicos e possamos trabalhar a médio e longo prazo para que nossos filhos e netos não passem pela mesma situação".

Confira o discurso do deputado federal Emanuelzinho: