Após Confusão, Veterinários Confirmam: É Cavalo Caramelo, Não Égua

Nesta quinta-feira (9), uma operação de resgate mobilizou equipes dos Bombeiros de São Paulo para salvar o cavalo Caramelo, que passou quatro dias ilhado no telhado de uma casa em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Foto: TV Cultura - UOL

Foto: TV Cultura - UOL

Nesta quinta-feira (9), uma operação de resgate mobilizou equipes dos Bombeiros de São Paulo para salvar o cavalo Caramelo, que passou quatro dias ilhado no telhado de uma casa em Canoas, no Rio Grande do Sul. O animal foi resgatado com sucesso na manhã do mesmo dia com o auxílio de dois barcos do Corpo de Bombeiros paulista.

Inicialmente, informações divulgadas indicavam tratar-se de uma égua, porém, os veterinários esclareceram posteriormente que se tratava, de fato, de um macho, ou seja, um cavalo caramelo.

O Hospital Veterinário da Ulbra compartilhou vídeos do atendimento do cavalo Caramelo, confirmando que se tratava de um cavalo e não uma égua, como havia sido anunciado anteriormente. “Gente, pasmem, a Mariângela, que é professora no nosso hospital veterinário, confirmou que na verdade é um CAVALO mesmo. Não uma égua! É o Caramelo sim”, informou a universidade em post nas redes sociais.

A força-tarefa de resgate foi montada com a participação de veterinários e foi liderada pelos Bombeiros de São Paulo. O capitão Tiago Franco, que liderou a missão de resgate, explicou que o trabalho começou desde a noite anterior, com o apoio dos veterinários paulistas. Nove bombeiros em duas embarcações se deslocaram pelo trecho alagado até encontrar o animal, que estava a quatro quilômetros do ponto inicial do alagamento.

O primeiro passo foi se aproximar do animal e realizar a sedação, para evitar que o cavalo se machucasse ou ficasse nervoso com a presença dos humanos. Com o auxílio de um veterinário, a sedação foi aplicada. “Quando chegamos, encontramos o animal em uma situação debilitada. Tentamos nos aproximar de maneira calma, fizemos a contenção física, os veterinários vieram com os medicamentos, após a sedação, deitamos o cavalo numa balsa de salvamento e fizemos a extração em segurança”, revelou o capitão.

Após o resgate bem-sucedido, Caramelo foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Ulbra, onde receberá todo o tratamento necessário com muito carinho por parte da equipe especializada. O cavalo, agora em segurança, está sob cuidados veterinários e se recupera do susto vivido nos últimos dias.

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gazeta Brasil (@sigagazetabrasil)