Pequenos negócios esperam aumento nas vendas para o Dia das Mães em MT

Pequenos negócios esperam aumento nas vendas para o Dia das Mães em MT (Foto: Agência Brasil) O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) divulgou, nesta segunda-feira (29.

Pequenos negócios esperam aumento nas vendas para o Dia das Mães em MT
Pequenos negócios esperam aumento nas vendas para o Dia das Mães em MT (Foto: Agência Brasil)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) divulgou, nesta segunda-feira (29.04), a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães em Mato Grosso, que aponta para uma perspectiva otimista para a venda no comércio local. Com 77% dos consumidores planejando comprar presentes, as vendas para pequenos negócios devem ultrapassar os R$ 323 milhões no estado, contribuindo para um faturamento total de cerca de R$ 523 milhões, um aumento significativo de 66% em relação ao ano anterior.

O estudo aponta um crescimento de 18% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado em parte pela melhoria na situação financeira percebida por 49% dos entrevistados em 2024 em comparação com 2023. Leandro Gonçalves, gestor estadual de Varejo do Sebrae/MT, destaca a importância da preparação dos pequenos negócios para aproveitar essa oportunidade.

“Um dado interessante é que a maioria dos entrevistados na pesquisa, 31%, disseram que vão comprar presentes dos pequenos comerciantes e também da internet. Uma dica é começar pela organização interna da loja, garantindo que o espaço esteja acolhedor e tematicamente decorado para a ocasião. É crucial que os produtos mais buscados estejam facilmente acessíveis e bem sinalizados. Além disso, preparar a equipe com treinamentos focados no atendimento ao cliente e no conhecimento dos produtos, para poderem oferecer recomendações personalizadas e eficazes", afirma, destacando a necessidade de os pequenos negócios também investirem em campanhas nas redes sociais e oferecerem promoções atrativas para atrair os consumidores.

Quanto aos gastos previstos, 24% dos mato-grossenses planejam gastar entre R$ 100 e R$ 199, enquanto 19% planejam gastar mais de R$ 500, com uma média de R$ 263 por pessoa, representando um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Roupas lideram a lista de intenção de compras, seguidas por perfumes, calçados e flores.

A pesquisa ainda aponta que os consumidores priorizam a qualidade dos produtos (57%), seguida pelo melhor preço (52%) e locais com promoções e descontos (44%). Metade dos entrevistados planeja fazer suas compras na semana do dia 5 de maio, enquanto 25% planejam fazê-lo na primeira semana do mês. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas com 743 residentes em Mato Grosso.