Festa de Sarney teve cobranças a Pacheco e Brito em campanha

A festa de aniversário do ex-presidente José Sarney (MDB), realizada na 4ª feira (24.

Foto: Correio Braziliense

Foto: Correio Braziliense

A festa de aniversário do ex-presidente José Sarney (MDB), realizada na 4ª feira (24.abr.2024) no Lago Sul, região nobre de Brasília, reuniu parte da cúpula do poder. Um dos assuntos mais comentados foi o cancelamento da sessão conjunta do Congresso (Senado e Câmara), que poderia derrubar vetos presidenciais a projetos aprovados no Legislativo.

O responsável por convocar ou cancelar a sessão é o presidente do Congresso. Neste caso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O mineiro chegou à festa por volta das 20h. Cumprimentou o ex-presidente, posou para fotos e parou para cumprimentos e rápidas conversas com outros convidados.

Dentre os presentes estavam deputados federais. O Poder360 presenciou duas conversas nas quais Pacheco foi cobrado sobre o cancelamento da sessão. Um deles foi o relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), Danilo Forte (União Brasil-CE). Falou justamente dos vetos às emendas de comissão e ao calendário de pagamentos.

Ele [Pacheco] disse que era bom para os senadores terem mais tempo de avaliar o tema com mais detalhes“, afirmou.

A explicação não ganhou muita adesão dos deputados. A leitura final foi a de que Pacheco cedeu aos pedidos do governo, algo que publicamente ele não diz.

Veja fotos do evento tiradas pelo repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima:

Brito em campanha

O deputado federal Antonio Brito (PSD-BA) era um dos mais animados na festa. Pré-candidato a presidente da Câmara com a simpatia do Palácio do Planalto, ele se movia de grupo em grupo e, sem muitas restrições, falava sobre as suas pretensões eleitorais.

No ano que vem, quero contar com o voto de vocês“, disse ele a um grupo de deputados. Foi respondido com a mesma animação.

Além de Brito, estavam na festa outros 2 pré-candidatos: Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Ambos estavam mais contidos. Ainda assim, falaram com diversos grupos em diversas rodas de conversa.

Dos principais pré-candidatos a presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) foi o único que não foi à festa. É o nome preferido do presidente Arthur Lira (PP-AL).

O Poder360 lista abaixo as autoridades e personalidades presentes na festa de aniversário do ex-presidente José Sarney: