Economia crescerá mais que as estimativas dos analistas, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (23.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (23.abr.2024) que a economia brasileira crescerá mais que as projeções dos analistas econômicos.

Segundo Lula, a diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, projetou um resultado para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2024 abaixo do que espera. O FMI espera que o Brasil cresça 2,2% neste ano e 2,1% em 2025. O presidente criticou a expectativa da economista e disse que estaria errada.

“E ela [Kristalina Georgieva] fez outra avaliação negativa para 2024. Eu falei que outra vez ela ia errar. Porque a economia brasileira vai crescer mais do que todos os chamados analistas econômicos falaram até agora. E por que vai crescer? [Porque] As coisas estão acontecendo no Brasil”, declarou Lula durante café da manhã com jornalistas nesta 3ª feira (23.abr.2024).

Lula afirmou que Georgieva também teria projetado um resultado modesto PIB em 2023, mas teria errado. No ano passado, a economia brasileira cresceu 2,9%, enquanto o Fundo Monetário Internacional apostava em alta de 1,2% no final de janeiro de 2023. Nesta 3ª feira (23.abr), o Boletim Focus, do BC (Banco Central), projetou crescimento do índice superior a 2%.

Em 29 de fevereiro, Georgieva disse que o Brasil tem sido uma "boa notícia" para a economia mundial por ter se destacado nas projeções de crescimento. A economista afirmou que o Brasil tem uma "vantagem" nas questões ecológicas, o que assegura "novas oportunidades" para as indústrias.