Argentina compra 24 caças F-16 da Dinamarca

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o ministro da Defesa, Luis Petri, anunciaram nesta 3ª feira (16.

Foto: Folha - UOL

Foto: Folha - UOL

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o ministro da Defesa, Luis Petri, anunciaram nesta 3ª feira (16.abr.2024) que o país comprou 24 caças F-16 da Dinamarca.

O contrato de aquisição foi assinado por Petri em evento na base aérea dinamarquesa Skrydstrup. Milei participou por videoconferência depois de ter cancelado sua ida ao país nórdico por causa da escalada do conflito no Oriente Médio.

Em vídeo publicado no X (ex-Twitter), o ministro argentino disse que a compra representa um "marco" na defesa do país e fortalece a Força Aérea argentina "para preservar a soberania e a liberdade".

Milei afirmou que o trabalho para a aquisição das aeronaves só foi possível porque ele tem "um grande gabinete, com pessoas extremamente talentosas".

Segundo o Clarín, as aeronaves militares devem ser entregues à Argentina no fim deste ano ou em 2025. O valor não foi divulgado, mas o La Nación noticiou que a compra custou aproximadamente US$ 650 milhões.

Com a compra dos caças de fabricação dos EUA e operados pela Dinamarca, o governo de Milei descartou a oferta de compra de caças JF-17 da China.

A aquisição dos equipamentos chineses representaria, para Pequim, um sinal concreto de reaproximação entre os países. A questão, inclusive, foi uma das exigências apresentadas pelos chineses depois que a China congelou o crédito de US$ 6,5 bilhões concedido à Argentina por meio do swap cambial em 20 de dezembro de 2023.