Rosangela Moro posta meme ironizando eleições venezuelanas

A deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP) ironizou nesta 3ª feira (9.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

A deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP) ironizou nesta 3ª feira (9.abr.2024) os impasses envolvendo as eleições presidenciais da Venezuela. Ela usou seu perfil no X (ex-Twitter) para criticar o presidente e candidato à reeleição, Nicolás Maduro, que aparece 13 vezes na cédula eleitoral.

“Eleições venezuelanas ‘limpas e justas; na democracia relativa de Maduro”, disse Rosangela em seu perfil no X (ex-Twitter). O texto é acompanhado de uma montagem do presidente em 4 versões diferentes, imitando o cartão de votação.

Na 1ª imagem, ele aparece com seus traços naturais e seu próprio nome. Na 2ª, como uma mulher de cabelos longos chamada “Madura”. Em outra, com cabelos coloridos e delineado nomeado “Madure”, em referência à linguagem neutra criticada por políticos à direita. E a última, o “Madula”, em uma junção de Maduro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aliado do venezuelano.

O “tarjetón”, como é conhecido, foi divulgado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) na 2ª feira (8.abr.2024). O documento mostra o partido registrado no órgão e o candidato apoiado pela legenda.

veja abaixo o tarjetón das eleições presidenciais de 28 de julho:

Copyright Reprodução/X – 9.abr.2024 Tarjetón divulgado pelo CNE

NICOLÁS MADURO

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, 61 anos, comanda um regime autocrático e sem garantias de liberdades fundamentais. Mantém, por exemplo, pessoas presas pelo que considera "crimes políticos". Há também restrições descritas em relatórios da OEA (Organização dos Estados Americano), sobre a "nomeação ilegítima" do Conselho Nacional Eleitoral por uma Assembleia Nacional ilegítima, e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos –de outubro de 2022, de novembro de 2022 e de março de 2023).