Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Assembleia Geral da ONU

Turquia restringe exportação a Israel até cessar-fogo em Gaza

A Turquia vai restringir as exportações de 54 produtos para Israel.


Foto: Expresso

A Turquia vai restringir as exportações de 54 produtos para Israel. A medida foi anunciada nesta 3ª feira (9.abr.2024) pelo Ministério do Comércio turco. Conforme o órgão, as restrições incluem ferro, alumínio, aço, mármore, equipamentos de construção, fertilizantes e combustível de aviação.

As restrições, disse o ministério, permanecerão em vigor até que Israel declare um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e permita um fluxo "suficiente e ininterrupto" de ajuda humanitária para o enclave palestino.

O governo turco afirmou que, desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, "tem realizado esforços políticos e diplomáticos" perante a comunidade internacional e o mundo islâmico para pôr fim ao conflito. "No entanto, Israel continua violando de forma flagrante o direito internacional e ignora os numerosos apelos da comunidade internacional por um cessar-fogo", afirmou.

"Infelizmente, Israel não implementou quaisquer decisões tomadas neste sentido pelo Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas], pela Assembleia Geral da ONU, pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU e pelo Tribunal Internacional de Justiça, que são os alicerces básicos do direito e da ordem internacionais", completou.

O ministério turco pediu que a comunidade internacional "faça a sua parte para garantir que Israel cumpra as suas obrigações perante o direito internacional".

Representantes de Israel e do Hamas estão desde domingo (7.abr) no Egito para tentar negociar um acordo de cessar-fogo. Nesta 3ª feira (9.abr), o grupo extremista disse que a proposta que recebeu dos israelenses não atendia a nenhuma das suas demandas. O Hamas chamou o acordo proposto de "intransigente", mas afirmou que analisará o texto.

Um dos principais entraves é a exigência feita pelo Hamas de que as tropas de Israel se retirem completamente da Faixa de Gaza, algo refutado por Tel Aviv. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mantém o discurso de que o conflito só acabará quando o Hamas for destruído.


Leia mais:

PODER 360

Internacional Assembleia Geral Da ONU Benjamin Netanyahu Cairo Cessar-fogo Conselho De Segurança Da ONU Egito Estados Unidos EUA Faixa De Gaza Forças De Defesa De Israel Gaza Guerra Guerra No Oriente Médio Hamas Israel Israel Em Guerra ONU Organização Das Nações Unidas Oriente Médio Palestina Qatar

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!