Flor de Ibez - Instituto de Vida Integral promove cursos e formações em práticas sustentáveis há sete anos em Barra do Garças (MT)

Em 2014, o grupo transferiu-se para a zona rural e em 2015 começou a oferecer cursos e formações em práticas sustentáveis

Flor de Ibez - Instituto de Vida Integral promove cursos e formações em práticas sustentáveis há sete anos em Barra do Garças (MT)

Em 2024, Flor de Ibez - Instituto de Vida Integral celebra sete anos de trabalho em prol da natureza e práticas sustentáveis. Localizado em uma área rural a aproximadamente 20 km de Barra do Garças (MT), o Instituto tem como objetivo principal criar um espaço de paz e de harmonia, por meio de estudos, projetos com os povos originários, agrofloresta e outras práticas que incentivam a busca de uma vida mais consciente e fraterna.

Em 2014, o grupo transferiu-se para a zona rural e em 2015 começou a oferecer cursos e formações em práticas sustentáveis. Porém, foi em fevereiro de 2017 que o grupo constituiu uma associação civil sem fins lucrativos.

Alimentação vegana, herbalismo, yoga, agrofloresta, vida em grupo e colaborativa são alguns dos temas que Flor de Ibez compartilha, além de realizar parcerias institucionais com órgãos públicos e instituições privadas. Entre as finalidades do Instituto destacamos ainda a valorização das culturas nativas associadas à biodiversidade do bioma onde vivem, em especial da região do Araguaia-Xingu; a promoção e o incentivo à prática da educação ambiental e sustentabilidade.

Junto aos povos originários, a Organização trabalha com projetos que fomentam o manejo sustentável do território e produção ecológica, promovem a troca de saberes, além de adequar as novas tecnologias para a realidade local. Segundo informações do site oficial de Flor de Ibez, mais de 600 pessoas foram capacitadas, incluindo indígenas Xavante, Krahô, Kaiabi, Wauja, Ikpeng, Yudja, Xerente e Karajá. Os feedbacks são positivos, sentem-se "em casa", pois comparam o espaço e a vivência no Instituto a uma aldeia.

Além disso, são realizados estudos em grupo, como o "Luzes no Espaço", que visa "abrir espaços para que a harmonia, a beleza e a cooperação estejam mais presentes em nós e em nosso entorno", segundo o site oficial.

O projeto mais recente realizado é "Ö ihöibaré, abhu tsima "wara – água viva, cerrado em pé" financiado pelo Programa REDD Early Movers (Programa REM MT em português) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a coordenação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI/CR Xavante). A proposta é "plantar água e alimento", ou seja, restaurar e proteger o Cerrado através de práticas regenerativas, restaurar o ciclo das águas, com medidas específicas de recuperação do solo e das nascentes para a aldeia São Brás, o Território Indígena Xavante de São Marcos em Barra do Garças-MT (649 km de Cuiabá) e implantação de quintais agroflorestais e parcela agroflorestal coletiva na aldeia Wederã, Território Indígena Xavante Pimentel Barbosa em Canarana-MT (857 km de Cuiabá).

Com mais de 54 mil seguidores, somando todas as suas redes sociais, Flor de Ibez espalha suas mensagens e propósitos não só em Barra do Garças, mas alcança virtualmente pessoas de todos os cantos do país e outros continentes. Todos os anos recebe voluntários que compartilham a mesma visão de vida e harmonia. Com a estadia em camping, o voluntário participa das atividades práticas e de estudo que acontecem de acordo com as programações em andamento.

Para saber mais sobre o programa de voluntariado clique aqui. Informações institucionais ou dúvidas podem ser tiradas através do e-mail [email protected] .

Por: Assessoria