Barra do Garças está no top 10 de abertura de pequenos negócios em MT

Os dados são de 2023 e consideram microempresas, pequenas empresas e MEI"s

Barra do Garças está no top 10 de abertura de pequenos negócios em MT


Nos primeiros 10 meses de 2023, Barra do Garças obteve um saldo de 568 empresas criadas, optantes pelo regime tributário Simples Nacional. Entre os municípios de Mato Grosso, a cidade ocupa a 10ª posição, considerando a criação desse tipo de negócio, no período.


As optantes pelo Simples Nacional incluem microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI). Do saldo desse período, 140 empresas se enquadravam na classificação ME e EPP, o que coloca Barra do Garças na 13ª posição do estado.


Até o último mês apurado, outubro de 2023, Barra do Garças tinha 7.252 empresas optantes do Simples Nacional, das quais quase 2.300 eram micro e pequenas empresas. Os pequenos negócios são fundamentais para a economia do Brasil, uma vez que se responsabilizam pela criação de grande parcela dos empregos, além de participação significativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.


Só no primeiro semestre de 2023, esses negócios geraram aproximadamente 70% dos empregos formais no Brasil, ou seja, quase 710 mil vagas de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas contribuem com 30% do PIB no Brasil.

Kayc Alves | Secom-BG