Páscoa pode aumentar em 2% faturamento do varejo, diz pesquisa

As vendas do varejo podem aumentar em 2% o faturamento de Páscoa em comparação com o feriado de 2023.

Páscoa pode aumentar em 2% faturamento do varejo, diz pesquisa
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O especialista explica que geralmente a Páscoa não representa uma data de grandes vendas para o varejo. Nesta época, quem fatura mais, segundo ele, é o setor alimentício, com destaque para os ovos de chocolate.

“Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento da renda e da ocupação, em meio a um contexto de elevado endividamento das famílias, juros ainda altos e diminuição da confiança do consumidor”, disse.

Tributos

Do valor final dos ovos de Páscoa, 39,61% corresponde a impostos, informou a pesquisa. Por isso, os ovos caseiros podem ser uma alternativa para pessoas que queiram empreender no setor.

Ainda assim, analisou, a cadeia de produção é acompanhada de tributos altos. Para fazer um ovo de Páscoa simples, por exemplo, que requer chocolate, papel celofane e fitas para embalagem, os impostos são 39,61%, 34,5% e 34%, respectivamente.

Conforme o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike, o sistema tributário do Brasil é “muito voltado para o consumo, o que prejudica as classes menos favorecidas financeiramente e dificulta a aquisição de itens de maiores procuras”, disse.

“Se a carga tributária sobre os produtos consumidos na Páscoa não fosse tão alta, o consumidor teria mais condições de adquirir produtos de melhor qualidade durante esta época do ano”, afirmou.

Mesmo com a alta dos tributos nos ovos de Páscoa, o produto mais tributado nesta época é o vinho importado (59,73%). Neste caso, explicou o economista, mais da metade do valor do produto corresponde a impostos. O vinho nacional, porém, tem carga tributária de 44,73%.