Israel e Hamas devem retomar negociações por cessar-fogo no domingo (17)

As negociações por um cessar-fogo entre Israel e o Hamas devem ser retomadas neste domingo (17.

Israel e Hamas devem retomar negociações por cessar-fogo no domingo (17)
E-mail WhatsApp Telegram

As conversas foram cessadas depois da morte de mais de 100 palestinos em uma fila de comida em 29 de fevereiro. Na ocasião, soldados israelenses abriram fogo contra civis desarmados que tentavam conseguir farinha em um comboio de ajuda humanitária.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que no fim de fevereiro se dizia otimista com uma trégua, reconheceu que o episódio –que foi chamado de massacre pela mídia árabe– dificultaria as conversas.

De um lado, o Hamas quer um cessar-fogo permanente; de outro, Israel quer interromper os ataques apenas por algumas semanas, já que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, prometeu em dezembro de 2023 que os ataques continuarão até que o grupo extremista seja destruído.

A guerra na Faixa de Gaza já matou mais de 31 mil palestinos. Destas, 12.300 eram crianças e 8.400 eram mulheres. Do lado israelense, foram mortas 1.139 pessoas, todas em outubro, quando o Hamas invadiu o território de Israel e promoveu uma matança de civis seguida de estupros e sequestros. Os dados são da Al Jazeera.

Na Faixa de Gaza, que tem cerca de 2,3 milhões de habitantes, cerca de 47% são crianças. Desde o início dos ataques, 23 hospitais na região deixaram de funcionar, 267 locais religiosos foram destruídos e mais de 360 mil casas foram danificadas ou derrubadas.