Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Estreia memorável: Oliver Bearman brilha na Fórmula 1 substituindo Carlos Sainz pela Ferrari

Max Verstappen dominou o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, mas quem se destacou foi o piloto de 18 anos que estreou pela Ferrari.


Max Verstappen dominou o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, mas quem se destacou foi o piloto de 18 anos que estreou pela Ferrari.

A corrida em Jeddah foi mais um dia de trabalho para Max Verstappen. Sua liderança resultou na segunda vitória na temporada, após o triunfo no Bahrein, e temporariamente fez esquecer o escândalo dentro da Red Bull. No entanto, os holofotes do que aconteceu em Jeddah se afastaram da equipe austríaca para focar na revelação do dia: Oliver Bearman.

O piloto da Fórmula 2 chegou à Ásia com o objetivo de realizar sua melhor performance na categoria, que também inclui o argentino Franco Colapinto. Ele substituiu Carlos Sainz, que foi operado de apendicite nas últimas horas, na equipe de Maranello. Segundo informações da ESPN, os pilotos reservas principais, Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman, não estavam na cidade saudita, e a escolha recaiu sobre o jovem de 18 anos, que conquistou a pole position na F2 horas antes de saber que estrearia na Fórmula 1.

“A cadeia esportiva analisou o desempenho do piloto, que se classificou em 11º lugar na sexta-feira e conquistou 6 pontos ao terminar em sétimo. Ele não cometeu erros, manteve um ritmo constante, foi rápido e ultrapassou Lando Norris e Lewis Hamilton para fechar sua primeira corrida na Fórmula 1 na zona de pontuação”, relatou o portal.

Ao final da corrida, seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, elogiou o estreante mais jovem na história da Ferrari: “É simplesmente excepcional o que ele fez. Realmente acredito que as pessoas não percebem o quão difícil é chegar ao FP3 (último treino livre) com um carro que você não conhece, em uma pista tão difícil como Jeddah, e estar imediatamente no ritmo.”

“Realmente foi impressionante vê-lo tão rápido e confortável no carro desde o início. Hoje teve uma corrida excepcional, muito bem feito”, disse Leclerc no Canal Plus.

Bearman é o terceiro piloto mais jovem a conquistar pelo menos um ponto na F1, ficando atrás de Max Verstappen (17 anos, 5 meses e 29 dias) e Lance Stroll (18 anos, 7 meses e 13 dias). Vale ressaltar que a marca de Max Verstappen será inigualável, pois agora é necessário ter no mínimo 18 anos para estrear na categoria. Além disso, o britânico se tornou o piloto mais jovem de sua nação a estrear na Fórmula 1, superando Lando Norris (19 anos, quatro meses e quatro dias).

Todos esses feitos foram reconhecidos pelos espectadores ao escolherem Bearman como o piloto do dia no GP da Arábia Saudita, com uma ampla margem, obtendo 48,3% dos votos, seguido por Lewis Hamilton (7,3%), Kevin Magnussen (6,7%), Sergio Pérez (5,9%) e Norris (5,2%).

Lewis Hamilton não perdeu a oportunidade de parabenizar Oliver Bearman depois que o compatriota cruzou a linha de chegada à sua frente (o sete vezes campeão mundial terminou em nono lugar). O piloto da Mercedes se aproximou junto com seu companheiro, George Russell, para cumprimentar calorosamente a grande estrela do dia.

Mais tarde, foi a vez de ouvir Bearman sobre sua breve passagem pela F1: “Foi curto, mas fantástico. Tentei me concentrar no trabalho de conquistar pontos para a equipe, conseguimos, estou muito feliz.” Além disso, ele se sentiu apoiado pela Ferrari o tempo todo: “Eles me ajudaram muito com o treinamento, fizeram um ótimo trabalho comigo. Eles me orientavam volta a volta em todos os lugares onde eu poderia melhorar. Eu pude fazer um ótimo trabalho.”

Na temporada passada, Oliver Bearman ficou em sexto lugar no Campeonato Mundial de Fórmula 2 pela equipe Prema Racing, a mesma em que compete este ano. Ele já havia pilotado um F1 da equipe Haas durante duas sessões de treinos livres no México e Abu Dhabi em 2023. Anteriormente, participou de um teste em Fiorano (Itália) a bordo de uma SF21, o carro da Ferrari em 2021.

Neste fim de semana, ele se classificou em primeiro na Fórmula 2 para a corrida principal de sábado, mas as regras da FIA o descartaram para a segunda divisão, pois não é permitido participar de ambas as corridas no mesmo fim de semana. Enzo Fittipaldi ficou com a vitória. Franco Colapinto não conseguiu completar a prova.

Além dessas questões, Max Verstappen liderou de ponta a ponta o circuito de Jeddah na Fórmula 1, e a Red Bull conquistou o 1-2 graças ao segundo lugar de Sergio Checo Pérez. Charles Leclerc (Ferrari) fechou o pódio a mais de 18 segundos do tricampeão mundial. A F1 terá uma pausa de duas semanas, retornando no fim de semana de 24 de março na Austrália.

GAZETA BRASIL

Esportes Mundo Últimas Notícias Estreante Ferrari Grande Prêmio Da Arábia Saudita Oliver Bearman

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!