Stopa anuncia corte de gastos e tapa-buracos como prioridade em Cuiabá

José Roberto Stopa (PV) tomou posse na manhã desta terça-feira (05.

José Roberto Stopa (PV) tomou posse na manhã desta terça-feira (05.03) como prefeito de Cuiabá após o afastamento de Emanuel Pinheiro (MDB) do cargo por um período de 180 dias. Logo após o ato, o novo chefe do Executivo antecipou um possível corte de gastos na administração municipal e garantiu que tem como prioridade a execução de uma operação tapa-buracos na capital.

Em entrevista coletiva, Stopa descartou qualquer possibilidade de criticar ações já feitas pelo prefeito afastado Emanuel Pinheiro. Ele afirmou que não quer "ficar olhando para o retrovisor".

Leia também: Faiad cita suposições e diz que decisão que afasta prefeito é abusiva

"Eu disse que não iria falar do passado. E digo que na condição de prefeito cada um tem sua meta e tem sua gama de prioridades. A minha prioridade vai ser tapar os buracos da cidade e trabalhar e melhorar a limpeza de Cuiabá. Esta é a minha", garantiu o atual prefeito.

Stopa afirmou ainda que deve se reunir com equipes técnicas da prefeitura e apresentar um plano de trabalho nos próximos dias. O prefeito antecipou a necessidade de corte de gastos. "Vamos ter enxugamento da máquina. Vamos estudar e divulgar em breve, dentro de três ou quatro dias algumas medidas onde nós vamos conter gastos. Até pra que a gente possa fazer o investimento necessário nas áreas que eu já repeti a vocês que eu considero essenciais".

Stopa
José Roberto Stopa é empossado prefeito. Crédito: Emanoele Daiane

Outra ação do gestor é a troca de secretariado. Nesta terça, o diretor da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Júnior Leite, pediu exoneração e caberá a Stopa nomear um novo secretário.

"Eu trabalho filosofia de governo e não pessoas. Aqueles que se enquadrarem na filosofia, obviamente é muito pessoal essa questão de indicação, mas todas as mudanças que forem necessárias fazer na Prefeitura serão feitas por critérios técnicos", explicou o prefeito.

Questionado se chegou a conversar com Emanuel Pinheiro, o atual prefeito de Cuiabá disse que está impedido por força de determinação judicial, mas que em um último diálogo o prefeito afastado lhe fez um único pedido. "Conversamos em um primeiro momento. A decisão não permite que nós nos falemos nem por celular. O prefeito Emanuel Pinheiro só me pediu que cuidasse de Cuiabá sem especificar, sem pedir cargo, sem nada".

José Roberto Stopa estava na função de vice-prefeito e assume o comando de Cuiabá após decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Luiz Ferreira da Silva, que acatou pedido do Ministério Público e determinou o afastamento de Emanuel do cargo por 180 dias.