Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal

Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Defesa publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (28.

Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal
Ministério da Defesa autoriza uso temporário das Forças Armadas no Pantanal (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Defesa publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (28.06), a aprovação do emprego temporário das Forças Armadas em atividades de apoio logístico no combate aos incêndios florestais que têm atingido o Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense. A medida foi oficializada por meio da Portaria GM-MD nº 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.

De acordo com a portaria, as Forças Armadas serão empregadas em conformidade com a Portaria GM/MMA nº 1.052, de 25 de abril de 2024, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A diretriz destaca a situação de calamidade pública e o estado de emergência ambiental que afetam os municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, prejudicados pelos incêndios florestais.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 01 de janeiro e 27 de junho de 2024, o bioma Pantanal registrou 3.451 focos de calor. O número é 2.098% maior que o registrado no ano passado, quando nesse mesmo período houve o registro de 157 focos. A situação já é pior que em 2020, quando os incêndios florestais no Pantanal bateram recorde e tomaram o noticiário nacional. Naquele ano, no período entre janeiro e junho, foram registrados 2.523 focos.

Diante da situação, a portaria assinada por José Múcio determina que o Comando Operacional Conjunto PANTANAL II será ativado para coordenar as operações nos municípios atingidos pelo fogo. As Forças Armadas desempenharão atividades no suporte logístico, com recursos financeiros e tecnológicos necessários para o combate aos incêndios.

Marinha, Exército e Aeronáutica apoiam as ações governamentais com 6 helicópteros, 2 aviões e embarcações para transporte de militares, brigadistas, equipamentos; além de meios que garantam suporte a profissionais de saúde. Também são disponibilizados rádios e rastreadores via satélite e antenas satelitais de internet. Os investimentos somam R$ 60 milhões.