Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Poder Energia

Exploração da Margem Equatorial reduzirá desigualdades, diz Alcolumbre

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) defendeu na 3ª feira (18.


Foto: Sérgio Lima -

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) defendeu na 3ª feira (18.jun.2024) a exploração da Margem Equatorial. De acordo com o congressista, a perfuração da área irá "transformar a vida dos amapaenses" e reduzir desigualdades no Estado.

"É importante que o Estado brasileiro compreenda a necessidade de pesquisarmos e explorarmos essa riqueza para poder fazermos com que as desigualdades regionais e sociais possam diminuir no Amapá", afirmou em vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

O senador afirmou ainda que a exploração Margem Equatorial irá fomentar diversas áreas. "Onde se tem uma riqueza como o petróleo você gira, no entorno dessa exploração, muitos recursos para capacitação, para melhorar a academia, melhorar o ambiente de geração de emprego, qualificar mão de obra", afirmou.

Assista (2min18s):

MARGEM EQUATORIAL

A Margem Equatorial é uma das últimas fronteiras petrolíferas não exploradas no Brasil. Compreende toda a faixa litorânea ao norte do país. Tem esse nome por estar próxima da Linha do Equador. Começa na Guiana e se estende até o Rio Grande do Norte.

A porção brasileira é dividida em 5 bacias sedimentares, que juntas têm 42 blocos. São elas:

A Petrobras tenta perfurar para pesquisas um poço na bacia da Foz do Amazonas, que, embora tenha esse nome, não é na foz do rio Amazonas. A área onde seria perfurado o poço de petróleo se encontra a 500 km de distância da foz e mais de 170 km da costa do Amapá.

A petroleira tenta conseguir uma licença ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para explorar a área.

A Petrobras conseguiu uma 1ª licença do Ibama para a Margem Equatorial, em setembro de 2023, mas para pesquisas na bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte. A estatal já iniciou a perfuração na região para a prospecção e entende que as condicionantes ambientais para essa aprovação deveriam se aplicar também na bacia da Foz do Amazonas.

PODER 360

Poder Congresso Poder Energia Vídeos Amapá Davi Alcolumbre Energia Exploração Da Margem Equatorial Foz Do Amazona Ibama Margem Equatorial Petrobras Petróleo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!