PF apreende helicópteros em megaoperação contra tráfico internacional de drogas em São Paulo

Em um duro golpe contra o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (18) a Operação Autogiro, apreendendo dois helicópteros e cerca de 676 kg de cocaína nas cidades de Santana do Parnaíba e Osasco, na Grande São Paulo.

Foto: Gazeta Brasil

Foto: Gazeta Brasil

Em um duro golpe contra o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (18) a Operação Autogiro, apreendendo dois helicópteros e cerca de 676 kg de cocaína nas cidades de Santana do Parnaíba e Osasco, na Grande São Paulo. A ação desarticulou parte de uma organização criminosa que utilizava as aeronaves para transportar drogas do Peru e da Bolívia para o Brasil, através da conhecida “Rota Caipira”.

A Rota Caipira, composta por um conjunto de rotas alternativas que passam por cidades do interior menos policiadas, se tornou uma estratégia dos criminosos para driblar a fiscalização e facilitar a entrada e distribuição de narcóticos em território brasileiro. Essa rota já foi tema do livro “Cocaína: a rota caipira” (Editora Record, 2017), do jornalista Allan de Abreu, que detalha como os grupos criminosos se aproveitam dessas áreas para suas atividades ilícitas.

Com a Operação Autogiro, a PF atingiu um duro golpe na organização criminosa, apreendendo ao total 11 helicópteros, incluindo um em território internacional, e 676 kg de cocaína. As autoridades acreditam que a ação enfraqueceu os laços do grupo com cartéis internacionais, reduzindo seu faturamento e capacidade operacional.