Jornalista e professora debaterá "Da Epistemologia ao Saber Comunicacional" em evento acadêmico

A jornalista e professora Lisiane Machado Aguiar é a a última palestrante convidada para a conferência do Workshop “O Sujeito do Presente II: a potência da vida”.

Jornalista e professora debaterá

A jornalista e professora Lisiane Machado Aguiar é a a última palestrante convidada para a conferência do Workshop “O Sujeito do Presente II: a potência da vida”. Ela debaterá o tema “Da epistemologia ao saber comunicacional”, na próxima terça-feira (18.06), às 14h.

Lisiane Aguiar, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu a tese “Normalizações do saber-poder metodológico no campo da comunicação: por um método da diferença nos processos institucionais de produção de conhecimento científico”.

Durante seu doutorado, investigou os processos micropolíticos que normalizam as práticas metodológicas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação stricto sensu, avaliados pela Capes e reconhecidos pelo Ministério da Educação. A partir dos autores Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jacques Derrida, Lisiane problematizou o saber e o poder, abordando a questão micropolítica e considerando a metodologia de pesquisa não apenas como uma aplicação, mas como uma reivindicação ética e criativa.

Atualmente, Lisiane é professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima, com foco em Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos. Nos últimos anos, ela tem pesquisado e refletido sobre a necessidade de “descolonizar” o território das metodologias no estudo dos saberes amazônicos e indígenas. Integrando as perspectivas das autoras Gayatri Spivak e Silvia Cusicanqui, Lisiane tem aprofundado suas reflexões sobre territorialidades e comunicação. A conferencista trará discussões enriquecedoras sobre a produção de conhecimento no campo da comunicação, destacando a importância da ética e da criação na metodologia de pesquisa.

O workshop “O Sujeito do Presente II: a potência da vida” é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO), o Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), o CNPq e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

As inscrições podem ser feitas através do link: even3.com.br/osujeitodopresente .

A conferência será transmitida ao vivo pelo canal do Grupo Limiar no YouTube.