Nasa e SpaceX lançam foguete com quatro tripulantes para missão espacial de longa duração

Um foguete da SpaceX decolou com segurança da Flórida, nos EUA, na noite desta segunda-feira (4), transportando uma tripulação de três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar uma missão científica de seis meses na órbita da Terra.

O estágio superior do Falcon levou o Endeavour à sua órbita inicial nove minutos após a decolagem, com vídeo ao vivo da cabine mostrando os quatro tripulantes amarrados lado a lado, vestidos com seus trajes de voo brancos e pretos com capacete.

"Que viagem incrível até a órbita", disse o astronauta Matthew Dominick, de 42 anos, comandante do voo e um dos três novatos em voos espaciais a bordo da cápsula, por rádio para o controle fora de Los Angeles. “Um grande obrigado à SpaceX.”

"Realmente honrado em pilotar esta nave espacial de nova geração com esta tripulação de nova geração", disse o veterano da Nasa Michael Barratt, de 64 anos, de seu assento ao lado de Dominick.

Da esquerda para a direita, o cosmonauta russo Alexander Grebenkin, o piloto da Nasa Michael Barratt, o comandante Matthew Dominick e a especialista em missões Jeanette Epps antes de seguir para Cabo Canaveral, na Flórida, em 3 de março de 2024 / Paul Hennessy/Anadolu via Getty Images

Os quatro tripulantes devem chegar à estação espacial na manhã desta terça-feira (5), após um vôo de 16 horas, atracando no laboratório orbital a cerca de 420 km acima da Terra.

Designada Tripulação 8, a missão marca a oitava equipe de longa duração da ISS que a Nasa transporta a bordo de um veículo de lançamento SpaceX desde que o empreendimento privado de foguetes fundado em 2002 pelo bilionário Elon Musk e com sede perto de Los Angeles começou a enviar astronautas norte-americanos à órbita em maio de 2020.

A última tripulação da ISS foi liderada por Dominick, um piloto de testes da Marinha dos EUA que fez sua primeira viagem à órbita, e Barratt, um médico que registrou dois voos anteriores para a estação espacial e duas caminhadas espaciais. Barratt está servindo como piloto da missão.

Completando a equipe estão a astronauta da Nasa, Jeanette Epps, de 53 anos, engenheira aeroespacial e ex-oficial de inteligência técnica da CIA, e o cosmonauta Alexander Grebenkin, 41, ex-engenheiro aeronáutico militar. Ele e Epps são novatos em voos espaciais, assim como Dominick.

Grebenkin é o mais recente cosmonauta a voar a bordo de uma espaçonave dos EUA sob um acordo de compartilhamento de viagens assinado em 2022 pela Nasa e pela agência espacial russa Roscosmos, apesar do aumento das tensões entre Washington e Moscou devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A tripulação 8 será recebida a bordo da estação espacial por sete ocupantes atuais da ISS – três russos e os quatro astronautas da tripulação 7, dois da Nasa, um do Japão e um da Dinamarca. A equipe da Tripulação 7 deverá partir da estação espacial para um vôo de volta à Terra cerca de uma semana após a chegada da Tripulação 8.

Nasa e SpaceX lançam foguete Falcon 9 para a Estação Espacial Internacional com quatro triupulantes / Aubrey Gemignani/Nasa via Getty Images

A tripulação 8 deverá permanecer a bordo da estação espacial até o final de agosto, realizando coletivamente cerca de 250 experimentos no ambiente de microgravidade da plataforma orbital.

A ISS, do tamanho aproximado de um campo de futebol e o maior objeto feito pelo homem no espaço, tem sido continuamente operada por um consórcio liderado pelos EUA e pela Rússia que inclui Canadá, Japão e 11 países europeus.

O primeiro hardware para o posto avançado foi lançado há 25 anos. Foi concebido em parte como um empreendimento multinacional feito para melhorar as relações entre Washington e Moscou após o colapso da União Soviética e o fim das rivalidades da Guerra Fria que deram origem à corrida espacial original entre os EUA e a União Soviética nas décadas de 1950 e 1960.

A Nasa disse que está comprometida em manter a estação espacial em operação por pelo menos mais seis anos.

Veja momento do lançamento:

(Reportagem de Joe Skipper em Cabo Canaveral, e Steve Gorman em Los Angeles; edição de Will Dunham, Michael Perry e Raju Gopalakrishnan)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nasa e SpaceX lançam foguete com quatro tripulantes para missão espacial de longa duração no site CNN Brasil.