Lula pede por Ceciliano, mas Paes ainda está em dúvida sobre vice

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou André Ceciliano, exonerado na última terça-feira (4) da Secretaria de Assuntos Federativos do governo, para disputar as eleições municipais como vice-prefeito de Eduardo Paes (PSD).

Foto: Folha PE

Foto: Folha PE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou André Ceciliano, exonerado na última terça-feira (4) da Secretaria de Assuntos Federativos do governo, para disputar as eleições municipais como vice-prefeito de Eduardo Paes (PSD). A manifestação do presidente aconteceu durante reunião com o Paes na ultima segunda-feira (3), no Palácio do Planalto.

A exoneração de Ceciliano tem como objetivo facilitar a participação dele na pré-campanha, de modo a tentar viabilizar a sua indicação.

Nome forte do PT no Rio de Janeiro, Ceciliano enfrenta a concorrência do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), principal nome de Paes para vice. O prefeito do Rio entende que o que deputado poderia ser um nome mais de centro na disputa.

Petistas do Rio de Janeiro têm pressionado Paes para escolher um nome do partido e cogitam apoiar Tarcísio Motta (PSOL) caso o pedido não seja atendido.

Além de Ceciliano, o PT também determinou a exoneração do secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires (PT). Secretários interessados em integrar chapas majoritárias precisam sair dos cargos até quatro meses antes das eleições.

Nesta semana, Paes exonerou os secretários da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e de Esportes, Guilherme Schleder. Ambos são do mesmo partido do atual prefeito e também surgem como opções de vice na chapa.

Para auxiliares de Paes, o pré-candidato à reeleição no Rio de Janeiro tem sinalizado que só deve tomar a decisão final sobre seu vice na metade de julho.