Em Cuiabá, ecoturismo e ufologia de Barra do Garças chamam atenção durante Feira Internacional de Turismo

Da Secom-BG A Prefeitura de Barra do Garças participou, no feriado prolongado, da Feira Internacional de Turismo (Fit) Pantanal 2024.

Foto: Agência Impacto

Foto: Agência Impacto

Da Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças participou, no feriado prolongado, da Feira Internacional de Turismo (Fit) Pantanal 2024. O evento reuniu expositores, especialistas e visitantes para discutir e conhecer a atividade turística de Mato Grosso, com o objetivo de fomentar o setor e fazer dele um importante elemento da geração de emprego e renda no estado.

O evento ocorreu entre a quinta-feira (30/5) e o domingo (2/6), com programação que incluiu a Expo Fit, com exposições de pontos turísticos mato-grossenses, apresentações culturais e a Aldeia do Conhecimento, que promoveu palestras, mesa redonda e oficinas.

Barra do Garças montou um estande na Expo Fit, para apresentar a riqueza cultural, natural e turística do município. Entre os itens expostos, teve guloseimas da Festa do Caju, do distrito de Voadeira, mel produzido por produtores da agricultura familiar, artesanatos da Associação Mãos Criativas do Vale do Araguaia, artes plásticas representando extraterrestres, do artista Jean Renato Esteves, e o totem da entrada da cidade, criado pelo artista plástico Genito Santos.

O secretário Municipal de Turismo de Barra do Garças, Helder Soares Barbosa, pontuou que apesar do potencial, a cidade precisa avançar na formatação dos produtos que pode dispor no setor turístico.

"Nós temos muitos atrativos, mas ainda precisamos melhorar. Nós temos que formatar os nossos produtos, criar esses produtos de verdade, para que nós possamos vendê-los", afirma o secretário Municipal de Turismo .

Ao longo dos quatro dias de evento, o estande de Barra do Garças recebeu cerca de 800 visitantes. Quem passou por lá foi o secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, que destacou a diversidade de atrativos que o município apresenta.

"Barra do Garças é o lugar que concentra água quente, praia de água doce, Serra do Roncador, cachoeiras, Parque Estadual da Serra Azul, muita beleza e vida noturna animada", disse Wellaton.

O secretário chamou a atenção para a necessidade em tornar a cadeia do turismo atrativa ao investimento privado. "Essa gestão [estadual] vem com o foco de fortalecer os negócios", destaca. "O estado tem que entrar com infraestrutura, com suporte, agora quem faz o turismo são as empresas."

Os atrativos naturais, o misticismo da Serra do Roncador e o turismo ufológico, que explora as hipóteses de registros de objetos voadores não identificados (Ovnis) e fenômenos extraterrestres, apresentados pelo município, chamaram a atenção dos visitantes.

"Esse foi o estande que melhor nos recebeu, entre os que passamos. Conhecemos como é o urbanismo da cidade, o ecoturismo, tem muitas cachoeiras. Achei muito interessante que vocês tem um turismo ufológico. Não fazíamos ideia que tinha um discoporto. Com certeza vamos visitar a cidade", relatou a moradora de Varzea Grande, Risya Mendes, que visitava a feira.

"Barra do Garças tem seu diferencial em termos de locais a serem explorados. O que me atraiu aqui e quero ter uma informação maior é a respeito da Serra do Roncador. Quero fazer essa visita especialmente para conhecer melhor esse atrativo", afirmou o morador de Cuiabá Ricardo Becker.

Para o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, expor na feira é uma experiência enriquecedora. Além da oportunidade de participar das discussões, a administração ainda recebe o feedback dos visitantes sobre o material exposto no estande.

"É muito importante mostrar o que temos e ouvir os relatos sobre as expectativas dos visitantes do nosso estande. Nossa equipe de turismo volta do evento ainda mais apta a fazer com que o município avance no setor", destacou.

A Fit Pantanal 2024 é realizada pelo Sistema de Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (FECOMERCIO-MT), SESC/SENAC e IPF em conjunto com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).