Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Governo

Câmara aprova projeto que derruba parte do decreto de armas de Dino

A Câmara dos Deputados aprovou na 3ª feira (28.


Foto: Zeca Ribeiro - Zeca Ribeiro

A Câmara dos Deputados aprovou na 3ª feira (28.mai.2024) um projeto que derruba parte do decreto de regularização de posse e porte de armas feito pelo então ministro da Justiça e hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino. O texto agora vai ao Senado.

A aprovação do projeto é uma derrota para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia tornado as regras para registro, posse e porte de armas de fogo mais restritas em julho. O PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 260 de 2024 foi aprovado por votação simbólica.

A oposição articulou para derrubar o decreto desde o começo do ano. O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), novo presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, teve que conversar com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre o tema, apurou o Poder360.

Fraga e outros congressistas de oposição queriam a flexibilização do decreto de armas feito por Dino. Segundo a relatora do projeto que derrubou a medida, Laura Carneiro (PSD-RJ), a indústria armamentista estava sendo impactada pelas restrições.

O PDL acaba com o trecho que exigia a distância mínima de 1 km entre clubes de tiro e escolas.

O decreto de Lula também estabelecia que as armas de fogo "históricas" de colecionadores, com 40 anos ou mais, só poderiam ser declaradas pelo Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Pelo PDL, a responsabilidade sobre esses armamentos fica com o Comando do Exército.

O texto original exige que a prática do tiro desportivo com armas de pressão necessita do Certificado de Registro de Atirador Desportivo. O artigo 35 obriga que os atiradores a comprovação de treinamentos ou competições a cada 12 meses.

O projeto aprovado pela Câmara revoga esse trecho. “Tal exigência é humana e socialmente inviável, especialmente para atiradores amadores que possuem outras ocupações”, afirmou a relatora.

PODER 360

Congresso Governo Justiça Segurança Pública Armas Armas De Fogo Arthur Lira Decreto De Armas Flávio Dino Governo Lula Luiz Inácio Lula Da Silva Lula Porte De Armas Posse De Armas Registro De Armas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!