MP-RS dá parecer contra venda de animais pela Cobasi

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) deu, no sábado, (25.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) deu, no sábado, (25.mai.2024), um parecer favorável a um pedido para que a pet shop Cobasi deixe de vender animais em sua unidade do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.

O pedido foi apresentado pela Associação Instituto Amepatas e pelo deputado Célio Studart (PSD-CE), integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara dos Deputados.

"O Ministério Público opina pelo deferimento da tutela de urgência requerida, determinando-se à empresa requerida que se abstenha de vender animais na sua sede do Shopping Praia de Belas em Porto Alegre (subsolo), sob pena de incidência de multa diária a ser fixada", afirma o parecer. Eis a íntegra (PDF – 1 MB).

A ação foi ajuizada depois da morte de pelo menos 38 animais em uma loja da empresa na capital gaúcha devido à enchente que atingiu o local. Segundo informou a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, os funcionários da loja salvaram parte dos dispositivos eletrônicos do espaço antes de saírem do local, mas deixaram os pets no subsolo.

Além do impedimento para a comercialização de animais, a ação também pede que a empresa pague reparação de danos ambientais no valor de R$ 10 milhões que serão revertidos em favor do Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Em nota divulgada depois do ocorrido, a Cobasi disse que a loja precisou ser evacuada de forma "emergencial" e que os funcionários tomaram "todas as providências" para deixar os animais em uma altura segura até o retorno dos colaboradores. Disse, ainda, que as decisões foram tomadas antes de "qualquer indicação da magnitude do desastre" na cidade.

Assista aos registros dos destroços da loja (3min12s):

O Poder360 entrou em contato com a Cobasi, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações.