Israel libera entrada de 360 caminhões com ajuda humanitária em Gaza

Segundo as FDI (Forças de Defesa de Israel), 360 caminhões com ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza neste domingo (26.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

Segundo as FDI (Forças de Defesa de Israel), 360 caminhões com ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza neste domingo (26.mai.2024) depois de verificações de segurança. A ação foi coordenada por Israel, Estados Unidos e Egito.

Desse total, 126 caminhões do Egito entraram em Gaza por meio do cruzamento de Kerem Shalom. Eles continham alimentos, água, combustível, equipamentos médicos e para abrigos e medicamentos.

É a 1ª grande liberação de ajuda humanitária por via terrestre autorizada por Israel depois de o país ter sido advertido pela ICJ (Corte Internacional de Justiça, na sigla em inglês) na 6ª feira (24.mai). O principal órgão judicial das Nações Unidas determinou que Israel só poderia manter ações militares na região de Rafah no sentido de se proteger contra o que considerar ameaças do Hamas e tentar libertar reféns, e desde que a operação não resulte no que possa ser considerado genocídio.

Além da suspensão de algumas das atividades militares, o Tribunal também ordenou que Israel facilitasse a entrada de ajuda humanitária por meio da fronteira com o Egito, e assegurasse o acesso de observadores internacionais para monitorar a situação. Israel também deve reportar à ICJ, em 1 mês, as ações tomadas para cumprir com a ordem.