Governos reagem a acidente de helicóptero que levava presidente do Irã

Governos e entidades reagiram ao acidente que envolveu o helicóptero que transportava o presidente do Iran, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores neste domingo (19.

Foto: Folha - UOL

Foto: Folha - UOL

Governos e entidades reagiram ao acidente que envolveu o helicóptero que transportava o presidente do Iran, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores neste domingo (19.mai.2024). A aeronave teve que fazer um pouso forçado e ainda não há notícias sobre o estado dos tripulantes.

O governo da Rússia está enviando equipes de resgate a pedido do Irã. O presidente Vladimir Putin instruiu o ministro de Situações de Emergência, Alexandre Kurenkov, a mandar os grupos de resgates para auxiliar nas buscas, segundo a agência de notícias estatal RIA.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi informado da situação, segundo a porta-voz da Presidência, Karine Jean-Pierre. As informações são da Reuters.

A Comissão Europeia ativou seu serviço de mapeamento depois de ser solicitado pelo governo do Irã. O comissário da UE para Gestão de Crises disse no seu perfil no X (ex-Twitter) que ativou o sistema Copernicus para aceder às imagens.

"Mediante pedido iraniano de assistência, estamos ativando o serviço de mapeamento de resposta rápida da UE @CopernicusEMS em vista do acidente de helicóptero que supostamente transportava o presidente de #Iran e seu ministro das Relações Exteriores".

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan disse estar "profundamente triste" com o acidente e que o país acompanha de perto e está em contato com as autoridades iranianas. Em sua conta no X, disse que, em nome da Turquia, espera receber boas notícias o mais rápido possível.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse ter recebido as notícias depois de ter se despedido "amigavelmente" da delegação iraniana, que estava no país antes de decolar. Se colocou à disposição para oferecer qualquer ajuda necessária, disse no seu perfil no X.

"Hoje, depois de nos despedirmos amigavelmente do Presidente da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raisi, ficamos profundamente perturbados com a notícia de um helicóptero que transportava a delegação ter um pouso forçado. Nossas orações a Allah Todo-Poderoso estão com o Presidente Ebrahim Raisi e a delegação que o acompanha. Como país vizinho, amigo e irmão, a República do Azerbaijão está pronta para oferecer qualquer assistência necessária".

A Arábia Saudita disse também estar a postos para fornecer qualquer assistência desejada e disse estar ao lado do Irã "durante essas circunstâncias difíceis", segundo a Reuters.

A Embaixada do Irã no Brasil disse acompanha o caso e que as equipes de resgate estão tentando localizar a aeronave, mas que a forte neblina dificulta a operação. Agradeceram também a sensibilidade da mídia brasileira durante a cobertura.

O Poder360 entrou em contato com o Ministério das Relações Internacionais do Brasil perguntando se iriam se manifestar sobre o caso. Até a publicação desta reportagem não houve resposta. O espaço segue aberto para a manifestação.