Encontrado local da queda de helicóptero com presidente do Irã; buscas por terra em andamento

Neste domingo, por volta das 16h20, as equipes de resgate localizaram o ponto exato do acidente com o helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi.

Foto: User -

Foto: User -

Neste domingo, por volta das 16h20, as equipes de resgate localizaram o ponto exato do acidente com o helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. O incidente ocorreu em uma área montanhosa e de floresta na região de Varzaqan, no noroeste do país, conforme informou a Agência de Notícias da República Islâmica (Irna).

O presidente Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão, acompanhado por uma comitiva do alto escalão do governo iraniano. O comboio presidencial incluía três helicópteros, sendo que dois deles pousaram em segurança.

Inicialmente tratado como “pouso de emergência”, o caso foi posteriormente confirmado como um acidente. As condições desafiadoras da área, incluindo seu terreno montanhoso e florestal, juntamente com o mau tempo, dificultaram as operações de resgate.

As equipes de resgate, compostas por 40 equipes e auxiliadas por drones e montanhistas, enfrentaram dificuldades devido à neblina pesada e à chuva forte na região. O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, destacou que o isolamento da área dificulta o contato com a equipe do presidente, acrescentando que a operação de busca e resgate demandará tempo.

O ministro da Saúde do Irã, Bahram Einollahi, afirmou que todo o equipamento médico necessário, incluindo ambulâncias, médicos especialistas e cirurgiões, foi enviado para a área do acidente para prestar assistência a possíveis feridos.

Entre os membros da comitiva do presidente estavam o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.

Ebrahim Raisi, 63 anos, é presidente do Irã desde 2021, após vencer as eleições no país com 60% dos votos. A nação aguarda ansiosamente por mais informações sobre o estado de saúde do presidente e dos demais ocupantes da aeronave.