CRO-MT atua na conscientização sobre o câncer bucal

Durante todo o mês de maio, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) tem promovido ações com alusão à campanha Maio Vermelho, mês de conscientização do câncer bucal.

Foto: PNB Online

Foto: PNB Online

Durante todo o mês de maio, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) tem promovido ações com alusão à campanha Maio Vermelho, mês de conscientização do câncer bucal. De acordo com a presidente do CRO-MT, a cirurgiã-dentista Wânia Dantas, são promovidas palestras e encontros de capacitação para que cirurgiões-dentistas possam trabalhar com foco no diagnóstico precoce da doença.

Em entrevista ao Jornal da Cultura 90.7, desta sexta-feira (17.05), ela falou sobre o trabalho promovido junto aos profissionais e também explicou como são realizadas as fiscalizações do Conselho para garantir condições dignas de trabalho à categoria.

Maio Vermelho

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 45% dos casos de câncer bucal os pacientes morrem por conta do diagnóstico tardio. A doença é mais comum em homens acima dos 40 anos, tabagistas, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino.

"Em Mato Grosso estão chegando casos em estágio avançado. Quando o paciente busca atendimento, já está em estágio dois, três e quatro e isso tem levado à morte. A cada ano o Inca faz essa projeção de mais 15 mil novos casos por ano, detectados no Brasil", explicou a presidente do CRO-MT.

Saúde pública

Questionada se em Mato Grosso há um serviço de saúde pública adequado para o trabalho preventivo com foco na saúde bucal, a cirurgiã-dentista explicou que o CRO-MT é o segundo do país a implantar um protocolo de fiscalização que garanta condições dignas de trabalho para os dentistas que atendem na rede pública, tendo como reflexo uma melhor prestação de serviço para a comunidade.

Entre os anos de 2022 e 2023, o CRO-MT promoveu ações de fiscalização em 36 municípios do Estado, notificando Prefeituras quanto a problemas nas estruturas, condições de trabalho e equipamentos de proteção individual nas unidades de saúde onde são realizados os atendimentos odontológicos.

"No início deste ano, em fevereiro, várias denúncias foram oferecidas ao Ministério Público. Aguardamos até agora em maio essa devolutiva do Ministério Público e agora buscamos o Tribunal de Contas. Fizemos uma parceria justamente para que, por outro meio, possa ser cobrado das prefeituras sobre o orçamento que está indo para cada município, onde está sendo utilizado?"

Frente Parlamentar da Odontologia

Outra ação do Conselho Regional de Odontologia foi a mediação para que seja criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a Frente Parlamentar da Odontologia, com objetivo de discutir políticas públicas que garantam um melhor atendimento à população, a exemplo do que ocorrem em São Paulo onde há uma lei que garante a atuação dos profissionais de saúde bucal nas escolas como medida preventiva.

A criação da frente parlamentar foi requerida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e já conta com apoio dos deputados estaduais Valdir Barranco (PT) e Diego Guimarães (Republicanos) e da deputada estadual Janaína Riva (MDB). Além da presidente Wânia Dantas, o diálogo com a Assembleia contou também com o apoio do presidente da comissão parlamentar do CRO, o cirurgião-dentista Rodrigo Vandoni.

"A gente foi e explicou a importância do tratamento preventivo que é muito mais barato para o município e o estado. E o deputado Avallone abraçou a causa e apresentou no mesmo dia. Pra que a gente possa ter uma odontologia valorizada, um profissional valorizado, além de capacitado, e a população, que é o mais importante, assistida".

Confira a íntegra da entrevista: