Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Saque-Calamidade está disponível em 59 cidades gaúchas

Trabalhadores de 59 cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o fim de abril já podem fazer a solicitação de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na modalidade Calamidade.


Foto: edup.ecowas.int

Trabalhadores de 59 cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o fim de abril já podem fazer a solicitação de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na modalidade Calamidade. A lista atualizada dos municípios habilitados está disponível neste site.

Necessariamente, o Estado de calamidade pública ou situação de emergência do município precisa ser reconhecido pelo governo federal por meio de portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para o trabalhador ter direito ao benefício.

O Saque-Calamidade pode ser feito pelos trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastre natural indicadas pelas secretarias municipais de Defesa Civil. Para ter acesso ao recurso, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.

A Caixa Econômica Federal informa que não há mais intervalo mínimo de 12 meses entre o último e o novo saque na modalidade Calamidade para os residentes nos municípios habilitados do Rio Grande do Sul neste mês de maio.

Municípios

A Caixa divulgou, na 5ª feira (16.mai.2024) mais 17 cidades gaúchas atingidas por enchentes em que pode ser solicitado o Saque-Calamidade do FGTS. Ao todo, os trabalhadores das 59 cidades podem fazer a solicitação ao banco público pelo aplicativo FGTS, disponível para smartphones, sem precisar comparecer a uma agência física.

Até 6 de agosto deste ano, trabalhadores de 2 municípios (Canoas e Maratá) poderão solicitar à Caixa a retirada do dinheiro.

O pedido de saque poderá ser feito até 12 de agosto por trabalhadores de mais 15 municípios:

O prazo para as demais cidades pode ser consultado aqui.

Como sacar

Para pedir a liberação do dinheiro, o trabalhador deve entrar no aplicativo FGTS e fazer a solicitação, clicando em "Solicitar meu saque 100% digital" ou no menu inferior "Saques" e selecionar "Solicitar saque"; clicar em "Calamidade pública", informar o nome do município e selecionar na lista disponível, depois digitar o CEP e o número de sua residência.

São necessários para o saque:

Em razão dos alagamentos, se não for possível apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, o cidadão deverá apresentar declaração do município atestando que é residente na área afetada. A dispensa do comprovante de residência foi oficializada nesta 5ª feira (16.mai), pelo governo federal.

Mais informações sobre o Saque-Calamidade podem ser obtidas no site oficial do FGTS.


Leia mais:


Com informações da Agência Brasil.

PODER 360

Brasil Economia Caixa Econômica Federal Chuva Chuvas Chuvas No Rio Grande Do Sul Chuvas No Rs Chuvas No Sul Defesa Civil Defesa Civil Do Rio Grande Do Sul Defesa Civil Do RS Eduardo Leite Enchente Enchentes FGTS Fundo De Garantia Do Tempo De Serviço Governo Do Rio Grande Do Sul Guaíba Lago Guaíba Po

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!