Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alexandre de Moraes

Conselho de Ética abre processo de cassação contra Chiquinho Brazão

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta 4ª feira (15.


Foto: Agência Brasil - EBC

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta 4ª feira (15.mai.2024) uma representação que pede a cassação do mandado do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

O parecer da relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES), favorável à perda de mandato do congressista, foi aprovado por 16 votos a favor e 1 contrário.

Com a admissibilidade da representação aprovada, Chiquinho terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar uma defesa escrita com provas de inocência para não perder o cargo.

A reunião do Conselho de Ética durou mais de 3 horas. Depois do veredito, congressistas do Psol comemoraram a decisão nas redes sociais.

"O processo pela cassação está, finalmente, aberto! Vamos até o fim: Justiça por Marielle! Abaixo as milícias!", escreveu a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

"Que a Justiça seja feita e os envolvidos sejam responsabilizados", disse Talíria Petrone (Psol-RJ).

A PRISÃO

Chiquinho Brazão foi preso em 24 de março deste ano, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle e de Anderson Gomes. A operação deflagrada pela PF (Polícia Federal) foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Por se tratar de um congressista eleito, a prisão do deputado deveria ser referendada pela Câmara. Em 10 de abril, por 277 a 129, a Casa Baixa aprovou a detenção do deputado. Nesse mesmo dia, o Conselho de Ética instaurou um processo de cassação de mandado contra Brazão.

O pedido foi feito pelo Psol, partido de Marielle, que declarou se tratar de "uma necessidade". Segundo a legenda, cada dia que Brazão continua no cargo é "mais um dia de mácula e de mancha na história" da Câmara.

PODER 360

Congresso Alexandre De Moraes Câmara Dos Deputados Chiquinho Brazão Conselho De Ética Família Brazão Jack Rocha Marielle Franco Polícia Federal Psol STF Supremo Tribunal Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!