Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Poder Tech

IA pode reduzir desigualdades, diz Microsoft

A inteligência artificial pode auxiliar a reduzir desigualdades e a monitorar os danos causados por desastres naturais, afirmou Lucas Meyer, diretor de pesquisa para modelos fundacionais no AI for Good Lab da Microsoft.


Foto: Época Negócios - Globo

A inteligência artificial pode auxiliar a reduzir desigualdades e a monitorar os danos causados por desastres naturais, afirmou Lucas Meyer, diretor de pesquisa para modelos fundacionais no AI for Good Lab da Microsoft. O especialista em tecnologia participou a 2ª edição do Fórum de Competitividade nesta 3ª feira (2.jul.2024).

No evento, Meyer disse que a IA pode ajudar pessoas com deficiência visual a entenderem melhor imagens e produtos com a sua capacidade de descrição, reduzindo desigualdades para pessoas com deficiência.

Em relação a desastres naturais, o diretor da Microsoft citou como a inteligência artificial foi utilizada para monitorar os danos causados pelas enchentes em Porto Alegre (RS). A partir de imagens de satélites processados por ferramentas de IA, a empresa identificou as áreas que precisavam de resgate emergencialmente.

"A gente criou um modelo de IA que detecta presença de enchentes. Com esse modelo de IA, a gente também consegue detectar a destruição de estruturas. A gente se comunica com organizações de resgate com o governo mostrando quais estruturas estão mais danificadas", disse Meyer.

O diretor de pesquisa para modelos fundacionais no AI for Good Lab e Juan Lavista, vice-presidente corporativo e cientista-chefe de dados no AI for Good Lab da Microsoft, participaram do painel "Uma conversa sobre Inteligência Artificial e Impacto Social".

Assista ao Fórum de Competitividade 2024:

Programação

Essa é a 2ª edição do Fórum de Competitividade. O encontro é realizado em Brasília. O jornal digital Poder360 transmite o evento pelo canal do YouTube.

Segundo a diretora-executiva do MBC (Movimento Brasil Competitivo), Tatiana Ribeiro, a ideia do evento é trazer o debate sobre a digitalização dos serviços e o uso da inteligência artificial para fora da bolha tecnológica.

É preciso demonstrar a importância que o tema terá para o futuro e priorizá-lo no debate político, econômico e social“, disse.

Eis os painéis do evento e os participantes:

3ª feira (2.jul.2024)

Abertura, às 8h30:

“Uma conversa sobre inteligência artificial e impacto social, às 9h30:

Políticas Digitais para o Desenvolvimento Socioeconômico, às 10h:

Transformação Digital para a Competitividade, às 11h:

PODER 360

Poder Economia Poder Tech Vídeos Arnaldo Jardim Bruno Dantas Eduardo Gomes Fórum De Competitividade 2024 FPBC Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo Gabriel Galípolo Jeane Tsutsui Jorge Gerdau Johannpeter Jorge Miranda Juan Lavista Julio Lopes Lucas Meyer Luciana Santos Luísa Canziani Márcio Eli

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!