Lula prega zona de paz na América do Sul em viagem à Guiana: "nós não precisamos de guerra"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer nesta quinta-feira (29) que é necessário que os países da América do Sul trabalhem "intensamente" para manter a região como uma "zona de paz".

Lula prega zona de paz na América do Sul em viagem à Guiana:

“Todo mundo sabe que o Brasil é contra a guerra na Ucrânia, todo mundo sabe que o Brasil é contra o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Da mesma forma que fomos contra ao ato terrorista do Hamas e todo mundo sabe que o Brasil não tem e não quer contencioso com nenhum país do mundo”, disse.

O presidente havia destacado a necessidade de os países da região mantê-la como zona de paz durante discurso de encerramento da cúpula dos chefes de governo da Comunidade do Caribe, em Georgetown, na Guiana.

O Brasil atua buscando facilitar o diálogo entre Venezuela e Guiana, defendendo que a solução deve ser bilateral. Questionado pela CNN, o presidente da Guiana afirmou que Lula tem grande responsabilidade em meio à tensão na região. Irfaan Ali disse que Lula estendeu a mão para os dois países na busca por uma solução.

"Ele é uma voz estável, uma voz da razão, e penso que o seu papel é garantir que a paz e a estabilidade permaneçam e para garantir que todas as partes respeitem e ajam dentro dos limites do direito internacional e do respeito pelo direito internacional", afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula prega zona de paz na América do Sul em viagem à Guiana: "nós não precisamos de guerra” no site CNN Brasil.