Roteirista Robert Towne, vencedor do Oscar por "Chinatown", falece aos 89 anos

Robert Towne, renomado roteirista vencedor do Oscar pelo filme “Chinatown” (1974), faleceu aos 89 anos nesta segunda-feira (1º), em sua residência em Los Angeles, conforme informado por sua assessora Carri McClure.

Foto: G1 - Globo

Foto: G1 - Globo

Robert Towne, renomado roteirista vencedor do Oscar pelo filme “Chinatown” (1974), faleceu aos 89 anos nesta segunda-feira (1º), em sua residência em Los Angeles, conforme informado por sua assessora Carri McClure. A causa da morte não foi especificada.

Towne, reconhecido por seu impacto na arte cinematográfica, deixou um legado significativo que capturou o fascínio distintivo de Los Angeles, segundo a Associated Press.

Além de “Chinatown”, Towne recebeu outras três indicações ao Oscar por seus roteiros em “A última missão” (1973), “Shampoo” (1975) e “Greystoke: A lenda de Tarzan, o rei da selva” (1984). Em 1997, foi agraciado com o prêmio pela carreira do Sindicato dos Roteiristas da América.

Conhecido por sua colaboração com Warren Beatty e Jack Nicholson, Towne alcançou um prestígio notável para um roteirista, comparável ao de grandes atores e diretores com quem trabalhou. Sua parceria com Nicholson resultou em “Chinatown”, obra que lhe rendeu o Oscar e consolidou sua reputação.

Além de sua contribuição como roteirista, Towne dirigiu quatro filmes, incluindo “Prova de fogo” (1998) e “Pergunte ao pó” (2006).